Uso de Máquinas 3D e Cortadores a Laser em Simulação Aplicada à Educação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Adail Orrith Liborio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Larissa Senna, Leite, Izabel Feitosa da Mata, Neto, Adelina Mouta Moreira, Silva, Cintia Reis dos Santos, Silva, Francisco Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/121925
Resumo: Introdução: As impressões tridimensionais (3D) têm obtido relevância em diversas áreas do conhecimento, especialmente na medicina. Com o advento da tecnologia, cada vez mais escolas médicas têm adotado o uso de prototipagem de estruturas humanas para aprimorar o treinamento dos estudantes, uma vez que a simulação produz um ambiente livre de riscos, no qual os alunos podem dominar com sucesso as habilidades relevantes para a prática clínica. Métodos: O projeto foi estruturado a partir da pesquisa dos softwares de impressão; seleção dos segmentos anatômicos a serem impressos; análise de materiais para a confecção; estudo aprofundado das caixas de simulação usadas no treinamento em videocirurgia e, por fim, realização de um treinamento dos estudantes interessados no desenvolvimento das habilidades cirúrgicas. Resultados: Por meio da impressão 3D, foram confeccionadas peças anatômicas para o ensino em anatomia, além de peças de silicone para treinamento de suturas manuais e videolaparoscópicas. O cortador a laser foi utilizado para fabricar caixas pretas, principalmente para simulações de cirurgia laparoscópica. Conclusões: A utilização de materiais 3D no ensino médico tem se mostrado altamente promissora, com aumento da curva de aprendizado dos alunos envolvidos e ótima relação custo-benefício. Contudo, o acesso a essa tecnologia ainda é restrito no Brasil, o que dificulta a expansão do método para todas as escolas médicas nacionais.
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