Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Natasha Ohana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lisboa, Hugo Roberto Kurtz, Siqueira, Luciano de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36842
Resumo: A crescente incidência de pacientes diabéticos tem estimulado pesquisas sobre sua intricada fisiopatologia e assim, poder atuar diretamente na detecção, na prevenção e no tratamento das complicações associadas. A nefropatia diabética acomete até 40% dos pacientes com diabetes mellitus (DM) tipo 1 e tipo 2, sendo a principal causa de insuficiência renal crônica nos pacientes que ingressam em programas de tratamento de substituição renal, tendo como principal determinante na gênese e progressão desta doença: a hiperglicemia. São considerados importantes mediadores patogênicos das complicações diabéticas, os produtos finais de glicação avançada (AGEs, Advanced Glycation end-products), formados aceleradamente no estado hiperglicêmico do diabetes, podem modificar propriedades químicas e funcionais de diversas estruturas biológicas de forma irreversível. A glicose forma produtos de glicação quimicamente reversíveis com as proteínas (base de Schiff), que ao sofrer rearranjos moleculares, formam produtos mais estáveis, porém lentamente reversíveis (produtos de Amadori) que então, podem formar os produtos finais da glicação avançada, irreversíveis. Na presente revisão, pretende-se mostrar o papel dos produtos finais de glicação avançada, como importantes mediadores das diversas complicações diabéticas e o mecanismo pelo qual a hiperglicemia persistente conduz aos danos celulares e teciduais na gênese da nefropatia diabética.
id UFRGS-20_865074e3aaaca9a92c6fb318897fb99e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36842
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabéticaProdutos de glicação avançadaPGAdiabetes mellitushiperglicemiacomplicações do diabetes.Produtos de glicação avançadaPGAdiabetes mellitushiperglicemiacomplicações do diabetes.A crescente incidência de pacientes diabéticos tem estimulado pesquisas sobre sua intricada fisiopatologia e assim, poder atuar diretamente na detecção, na prevenção e no tratamento das complicações associadas. A nefropatia diabética acomete até 40% dos pacientes com diabetes mellitus (DM) tipo 1 e tipo 2, sendo a principal causa de insuficiência renal crônica nos pacientes que ingressam em programas de tratamento de substituição renal, tendo como principal determinante na gênese e progressão desta doença: a hiperglicemia. São considerados importantes mediadores patogênicos das complicações diabéticas, os produtos finais de glicação avançada (AGEs, Advanced Glycation end-products), formados aceleradamente no estado hiperglicêmico do diabetes, podem modificar propriedades químicas e funcionais de diversas estruturas biológicas de forma irreversível. A glicose forma produtos de glicação quimicamente reversíveis com as proteínas (base de Schiff), que ao sofrer rearranjos moleculares, formam produtos mais estáveis, porém lentamente reversíveis (produtos de Amadori) que então, podem formar os produtos finais da glicação avançada, irreversíveis. Na presente revisão, pretende-se mostrar o papel dos produtos finais de glicação avançada, como importantes mediadores das diversas complicações diabéticas e o mecanismo pelo qual a hiperglicemia persistente conduz aos danos celulares e teciduais na gênese da nefropatia diabética.HCPA/FAMED/UFRGS2013-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36842Clinical & Biomedical Research; Vol. 33 No. 2 (2013): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 33 n. 2 (2013): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36842/27231Amorim, Natasha OhanaLisboa, Hugo Roberto KurtzSiqueira, Luciano de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T18:50:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/36842Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T18:50:28Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
title Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
spellingShingle Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
Amorim, Natasha Ohana
Produtos de glicação avançada
PGA
diabetes mellitus
hiperglicemia
complicações do diabetes.
Produtos de glicação avançada
PGA
diabetes mellitus
hiperglicemia
complicações do diabetes.
title_short Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
title_full Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
title_fullStr Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
title_full_unstemmed Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
title_sort Glicação não enzimática de proteínas na gênese da nefropatia diabética
author Amorim, Natasha Ohana
author_facet Amorim, Natasha Ohana
Lisboa, Hugo Roberto Kurtz
Siqueira, Luciano de Oliveira
author_role author
author2 Lisboa, Hugo Roberto Kurtz
Siqueira, Luciano de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Natasha Ohana
Lisboa, Hugo Roberto Kurtz
Siqueira, Luciano de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos de glicação avançada
PGA
diabetes mellitus
hiperglicemia
complicações do diabetes.
Produtos de glicação avançada
PGA
diabetes mellitus
hiperglicemia
complicações do diabetes.
topic Produtos de glicação avançada
PGA
diabetes mellitus
hiperglicemia
complicações do diabetes.
Produtos de glicação avançada
PGA
diabetes mellitus
hiperglicemia
complicações do diabetes.
description A crescente incidência de pacientes diabéticos tem estimulado pesquisas sobre sua intricada fisiopatologia e assim, poder atuar diretamente na detecção, na prevenção e no tratamento das complicações associadas. A nefropatia diabética acomete até 40% dos pacientes com diabetes mellitus (DM) tipo 1 e tipo 2, sendo a principal causa de insuficiência renal crônica nos pacientes que ingressam em programas de tratamento de substituição renal, tendo como principal determinante na gênese e progressão desta doença: a hiperglicemia. São considerados importantes mediadores patogênicos das complicações diabéticas, os produtos finais de glicação avançada (AGEs, Advanced Glycation end-products), formados aceleradamente no estado hiperglicêmico do diabetes, podem modificar propriedades químicas e funcionais de diversas estruturas biológicas de forma irreversível. A glicose forma produtos de glicação quimicamente reversíveis com as proteínas (base de Schiff), que ao sofrer rearranjos moleculares, formam produtos mais estáveis, porém lentamente reversíveis (produtos de Amadori) que então, podem formar os produtos finais da glicação avançada, irreversíveis. Na presente revisão, pretende-se mostrar o papel dos produtos finais de glicação avançada, como importantes mediadores das diversas complicações diabéticas e o mecanismo pelo qual a hiperglicemia persistente conduz aos danos celulares e teciduais na gênese da nefropatia diabética.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliados por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36842
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36842/27231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 33 No. 2 (2013): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 33 n. 2 (2013): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767053232504832