HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuchs, Flávio Danni
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gus, Miguel, Moreira, Leila Beltrami
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100459
Resumo: O tratamento da hipertensão arterial sistêmica visa à prevenção primária e secundária de doença cardiovascular e renal. Um conjunto extenso de ensaios clínicos randomizados demonstrou que diuréticos em baixa dose consistem na escolha inicial mais eficaz. Contribuições de nosso grupo, neste contexto, têm se dado na revisão crítica da literatura, fortemente influenciada pelo viés corporativo. Algumas medidas não-medicamentosas, como a redução daingestão salina, aumento da ingestão de potássio e dieta hipocalórica, podem reduzir a pressão arterial, presumindo-se que também reduzam a incidência de eventos clínicos. Em ensaio clínico randomizado e duplo-cego, verificamos não haver diferença de efeito de duas diferentes intensidades de exercício sobre a pressão arterial, podendo ambas serem desprovidas de efeito intrínseco. Em um dos poucos estudos publicados sobre a efetividade de tratamentos antihipertensivos, verificamos que o uso de medicamentos e a adesão parcial à dieta hipocalórica são efetivos a curto prazo, mas que o mesmo não acontece com a dieta hipossódica e com a recomendação de aumentar a atividade física. A extensão dos benefícios dos tratamentos medicamentoso e não-medicamentoso à maioria dos pacientes em condições reais deatendimento requer formas criativas de garantir a adesão contínua às prescrições médicas. Unitermos: Tratamento anti-hipertensivo medicamentoso, tratamento anti-hipertensivo nãomedicamentoso, eficácia, efetividade.
id UFRGS-20_a4a22b1853fe735432bec66c6e420bed
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/100459
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOSTratamento anti-hipertensivo medicamentosotratamento anti-hipertensivo nãomedicamentosoeficáciaefetividadeO tratamento da hipertensão arterial sistêmica visa à prevenção primária e secundária de doença cardiovascular e renal. Um conjunto extenso de ensaios clínicos randomizados demonstrou que diuréticos em baixa dose consistem na escolha inicial mais eficaz. Contribuições de nosso grupo, neste contexto, têm se dado na revisão crítica da literatura, fortemente influenciada pelo viés corporativo. Algumas medidas não-medicamentosas, como a redução daingestão salina, aumento da ingestão de potássio e dieta hipocalórica, podem reduzir a pressão arterial, presumindo-se que também reduzam a incidência de eventos clínicos. Em ensaio clínico randomizado e duplo-cego, verificamos não haver diferença de efeito de duas diferentes intensidades de exercício sobre a pressão arterial, podendo ambas serem desprovidas de efeito intrínseco. Em um dos poucos estudos publicados sobre a efetividade de tratamentos antihipertensivos, verificamos que o uso de medicamentos e a adesão parcial à dieta hipocalórica são efetivos a curto prazo, mas que o mesmo não acontece com a dieta hipossódica e com a recomendação de aumentar a atividade física. A extensão dos benefícios dos tratamentos medicamentoso e não-medicamentoso à maioria dos pacientes em condições reais deatendimento requer formas criativas de garantir a adesão contínua às prescrições médicas. Unitermos: Tratamento anti-hipertensivo medicamentoso, tratamento anti-hipertensivo nãomedicamentoso, eficácia, efetividade.HCPA/FAMED/UFRGS2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Article"A Convite dos Editoresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100459Clinical & Biomedical Research; Vol. 25 No. 3 (2005): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 25 n. 3 (2005): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100459/56070Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuchs, Flávio DanniGus, MiguelMoreira, Leila Beltrami2022-06-14T17:52:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/100459Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2022-06-14T17:52:11Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
title HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
spellingShingle HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
Fuchs, Flávio Danni
Tratamento anti-hipertensivo medicamentoso
tratamento anti-hipertensivo nãomedicamentoso
eficácia
efetividade
title_short HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
title_full HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
title_fullStr HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
title_full_unstemmed HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
title_sort HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: ESTUDOS TERAPÊUTICOS
author Fuchs, Flávio Danni
author_facet Fuchs, Flávio Danni
Gus, Miguel
Moreira, Leila Beltrami
author_role author
author2 Gus, Miguel
Moreira, Leila Beltrami
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuchs, Flávio Danni
Gus, Miguel
Moreira, Leila Beltrami
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento anti-hipertensivo medicamentoso
tratamento anti-hipertensivo nãomedicamentoso
eficácia
efetividade
topic Tratamento anti-hipertensivo medicamentoso
tratamento anti-hipertensivo nãomedicamentoso
eficácia
efetividade
description O tratamento da hipertensão arterial sistêmica visa à prevenção primária e secundária de doença cardiovascular e renal. Um conjunto extenso de ensaios clínicos randomizados demonstrou que diuréticos em baixa dose consistem na escolha inicial mais eficaz. Contribuições de nosso grupo, neste contexto, têm se dado na revisão crítica da literatura, fortemente influenciada pelo viés corporativo. Algumas medidas não-medicamentosas, como a redução daingestão salina, aumento da ingestão de potássio e dieta hipocalórica, podem reduzir a pressão arterial, presumindo-se que também reduzam a incidência de eventos clínicos. Em ensaio clínico randomizado e duplo-cego, verificamos não haver diferença de efeito de duas diferentes intensidades de exercício sobre a pressão arterial, podendo ambas serem desprovidas de efeito intrínseco. Em um dos poucos estudos publicados sobre a efetividade de tratamentos antihipertensivos, verificamos que o uso de medicamentos e a adesão parcial à dieta hipocalórica são efetivos a curto prazo, mas que o mesmo não acontece com a dieta hipossódica e com a recomendação de aumentar a atividade física. A extensão dos benefícios dos tratamentos medicamentoso e não-medicamentoso à maioria dos pacientes em condições reais deatendimento requer formas criativas de garantir a adesão contínua às prescrições médicas. Unitermos: Tratamento anti-hipertensivo medicamentoso, tratamento anti-hipertensivo nãomedicamentoso, eficácia, efetividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article"
A Convite dos Editores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100459
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100459/56070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 25 No. 3 (2005): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 25 n. 3 (2005): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767055316025344