PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Marcelo Generali
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Karnopp, Tatiana, Weber, Magda Blessmann, Campos, Bruno Machado, Burmeister, Jayme Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100112
Resumo: Objetivo: Problemas dermatológicos são freqüentes em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Dentre os mais comuns, destaca-se o prurido, que acomete entre 25 e 90% dessa população. Acredita-se que sua etiologia dependa de fatores relacionados à uremia e também ao próprio procedimento dialítico. O presente estudo teve como objetivo avaliar a freqüência de prurido, lesões dermatológicas e possíveis fatores relacionados em pacientes em programa de hemodiálise. Métodos: Foram estudados 76 pacientes em programa de hemodiálise na Unidade de Medicina Renal do Hospital Independência da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), entre novembro de 2000 e fevereiro de 2001. O prurido foi avaliado através de entrevista padronizada, e as lesões dermatológicas, através de exame físico. Dados laboratoriais e clínicos foram coletados do prontuário dos pacientes. Resultados: 64,5% dos pacientes apresentaram prurido, e 77,1% apresentaram algumtipo de alteração dermatológica. As lesões mais encontradas foram xerodermia (65,3%) e erosões e lesões prurigóides (55,0%). Houve associação entre a presença de prurido e a área de membrana do dialisador (p = 0,037), bem como entre xerodermia e prurido (p = 0,00008). Conclusões: As queixas de prurido dos pacientes examinados não corresponderam a doenças dermatológicas que cursam com este sintoma. Dentre os fatores estudados, o prurido esteve associado apenas à área de membrana do dialisador capilar e à presença de xerodermia.Unitermos: Insuficiência renal crônica, diálise, prurido.
id UFRGS-20_af3731f3c84c4ced09b2b59e7e3794f1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/100112
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISEInsuficiência renal crônicadiálisepruridoObjetivo: Problemas dermatológicos são freqüentes em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Dentre os mais comuns, destaca-se o prurido, que acomete entre 25 e 90% dessa população. Acredita-se que sua etiologia dependa de fatores relacionados à uremia e também ao próprio procedimento dialítico. O presente estudo teve como objetivo avaliar a freqüência de prurido, lesões dermatológicas e possíveis fatores relacionados em pacientes em programa de hemodiálise. Métodos: Foram estudados 76 pacientes em programa de hemodiálise na Unidade de Medicina Renal do Hospital Independência da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), entre novembro de 2000 e fevereiro de 2001. O prurido foi avaliado através de entrevista padronizada, e as lesões dermatológicas, através de exame físico. Dados laboratoriais e clínicos foram coletados do prontuário dos pacientes. Resultados: 64,5% dos pacientes apresentaram prurido, e 77,1% apresentaram algumtipo de alteração dermatológica. As lesões mais encontradas foram xerodermia (65,3%) e erosões e lesões prurigóides (55,0%). Houve associação entre a presença de prurido e a área de membrana do dialisador (p = 0,037), bem como entre xerodermia e prurido (p = 0,00008). Conclusões: As queixas de prurido dos pacientes examinados não corresponderam a doenças dermatológicas que cursam com este sintoma. Dentre os fatores estudados, o prurido esteve associado apenas à área de membrana do dialisador capilar e à presença de xerodermia.Unitermos: Insuficiência renal crônica, diálise, prurido.HCPA/FAMED/UFRGS2020-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100112Clinical & Biomedical Research; Vol. 26 No. 2 (2006): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 26 n. 2 (2006): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100112/55993Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Marcelo GeneraliKarnopp, TatianaWeber, Magda BlessmannCampos, Bruno MachadoBurmeister, Jayme Eduardo2022-07-28T14:15:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/100112Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2022-07-28T14:15:20Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
title PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
spellingShingle PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
da Costa, Marcelo Generali
Insuficiência renal crônica
diálise
prurido
title_short PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
title_full PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
title_fullStr PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
title_full_unstemmed PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
title_sort PRURIDO E ACHADOS DERMATOLÓGICOS EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
author da Costa, Marcelo Generali
author_facet da Costa, Marcelo Generali
Karnopp, Tatiana
Weber, Magda Blessmann
Campos, Bruno Machado
Burmeister, Jayme Eduardo
author_role author
author2 Karnopp, Tatiana
Weber, Magda Blessmann
Campos, Bruno Machado
Burmeister, Jayme Eduardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Marcelo Generali
Karnopp, Tatiana
Weber, Magda Blessmann
Campos, Bruno Machado
Burmeister, Jayme Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência renal crônica
diálise
prurido
topic Insuficiência renal crônica
diálise
prurido
description Objetivo: Problemas dermatológicos são freqüentes em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Dentre os mais comuns, destaca-se o prurido, que acomete entre 25 e 90% dessa população. Acredita-se que sua etiologia dependa de fatores relacionados à uremia e também ao próprio procedimento dialítico. O presente estudo teve como objetivo avaliar a freqüência de prurido, lesões dermatológicas e possíveis fatores relacionados em pacientes em programa de hemodiálise. Métodos: Foram estudados 76 pacientes em programa de hemodiálise na Unidade de Medicina Renal do Hospital Independência da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), entre novembro de 2000 e fevereiro de 2001. O prurido foi avaliado através de entrevista padronizada, e as lesões dermatológicas, através de exame físico. Dados laboratoriais e clínicos foram coletados do prontuário dos pacientes. Resultados: 64,5% dos pacientes apresentaram prurido, e 77,1% apresentaram algumtipo de alteração dermatológica. As lesões mais encontradas foram xerodermia (65,3%) e erosões e lesões prurigóides (55,0%). Houve associação entre a presença de prurido e a área de membrana do dialisador (p = 0,037), bem como entre xerodermia e prurido (p = 0,00008). Conclusões: As queixas de prurido dos pacientes examinados não corresponderam a doenças dermatológicas que cursam com este sintoma. Dentre os fatores estudados, o prurido esteve associado apenas à área de membrana do dialisador capilar e à presença de xerodermia.Unitermos: Insuficiência renal crônica, diálise, prurido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100112
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100112/55993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 26 No. 2 (2006): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 26 n. 2 (2006): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767055245770753