Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weigert, Renata Monteiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Gabriela Ferronatto, Muniz, Jéssica de Cássia Nunes, Francio, Fabiano, Fontoura, Fabricio, Forgiarini Junior, Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812
Resumo: Introdução: A utilização da ventilação não invasiva (VNI) é importante no tratamento de pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva (UTI), apresentando resultados significativos quando avaliada e instituida no momento adequado. Os benefícios da VNI são evidentes em diferentes etiologia, favorecendo a evolução clínica dos pacientes,e diminuindo  tempo de internação. O uso da VNI como resgate apresenta resultados desfavoráveis, porém o uso de VNI preventiva  ou, facilitadora parece promissor neste cenário. Objetivo: Avaliar as indicações para utilização da VNI em pacientes críticos, identificar, e analisar os desfechos da resposta à VNI,  o tempo de internação, e outros benefícios para estabelecer possíveis desfechos nos pacientes críticos internados nesta unidade. Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo, realizado através de análise de prontuários de pacientes maiores de 18 anos, ambos os sexos, admitidos na UTI adulto e submetidos a VNI, no período de agosto de 2018 à agosto de 2019. Resultados: Foram incluídos 114 pacientes, 57% do sexo masculino, com idade de 69 ±13 anos, que ficaram internados por 13,2 ± 11,8 dias, apresentando uma pontuação de SAPS 3 59±14 pontos, sendo a IRpA o motivo do uso de VNI mais frequente, representando 64,9% da amostra, seguido da VNI de forma preventiva após extubação (17,5%). Obtivemos um total de 66,9% de sucesso na utilização da VNI. Conclusão: A  utilização da VNI no perfil dos pacientes críticos internados, apresentaram sucesso para o uso na maioria dos casos, mostrando melhores desfechos clínicos e propiciando diminuir o tempo de internação na UTI, e alta desta unidade.
id UFRGS-20_bb92e441f03bab9014397a9c05309aed
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/106812
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.Ventilação não InvasivaUnidades de Terapia IntensivaCuidados Críticos.intensive careIntrodução: A utilização da ventilação não invasiva (VNI) é importante no tratamento de pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva (UTI), apresentando resultados significativos quando avaliada e instituida no momento adequado. Os benefícios da VNI são evidentes em diferentes etiologia, favorecendo a evolução clínica dos pacientes,e diminuindo  tempo de internação. O uso da VNI como resgate apresenta resultados desfavoráveis, porém o uso de VNI preventiva  ou, facilitadora parece promissor neste cenário. Objetivo: Avaliar as indicações para utilização da VNI em pacientes críticos, identificar, e analisar os desfechos da resposta à VNI,  o tempo de internação, e outros benefícios para estabelecer possíveis desfechos nos pacientes críticos internados nesta unidade. Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo, realizado através de análise de prontuários de pacientes maiores de 18 anos, ambos os sexos, admitidos na UTI adulto e submetidos a VNI, no período de agosto de 2018 à agosto de 2019. Resultados: Foram incluídos 114 pacientes, 57% do sexo masculino, com idade de 69 ±13 anos, que ficaram internados por 13,2 ± 11,8 dias, apresentando uma pontuação de SAPS 3 59±14 pontos, sendo a IRpA o motivo do uso de VNI mais frequente, representando 64,9% da amostra, seguido da VNI de forma preventiva após extubação (17,5%). Obtivemos um total de 66,9% de sucesso na utilização da VNI. Conclusão: A  utilização da VNI no perfil dos pacientes críticos internados, apresentaram sucesso para o uso na maioria dos casos, mostrando melhores desfechos clínicos e propiciando diminuir o tempo de internação na UTI, e alta desta unidade.HCPA/FAMED/UFRGS2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812Clinical & Biomedical Research; Vol. 41 No. 1 (2021)Clinical and Biomedical Research; v. 41 n. 1 (2021)2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812/pdfCopyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeigert, Renata MonteiroGarcia, Gabriela FerronattoMuniz, Jéssica de Cássia NunesFrancio, FabianoFontoura, FabricioForgiarini Junior, Luiz Alberto2022-09-13T18:49:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/106812Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2022-09-13T18:49:23Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
title Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
spellingShingle Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
Weigert, Renata Monteiro
Ventilação não Invasiva
Unidades de Terapia Intensiva
Cuidados Críticos.
intensive care
title_short Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
title_full Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
title_fullStr Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
title_full_unstemmed Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
title_sort Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.
author Weigert, Renata Monteiro
author_facet Weigert, Renata Monteiro
Garcia, Gabriela Ferronatto
Muniz, Jéssica de Cássia Nunes
Francio, Fabiano
Fontoura, Fabricio
Forgiarini Junior, Luiz Alberto
author_role author
author2 Garcia, Gabriela Ferronatto
Muniz, Jéssica de Cássia Nunes
Francio, Fabiano
Fontoura, Fabricio
Forgiarini Junior, Luiz Alberto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weigert, Renata Monteiro
Garcia, Gabriela Ferronatto
Muniz, Jéssica de Cássia Nunes
Francio, Fabiano
Fontoura, Fabricio
Forgiarini Junior, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ventilação não Invasiva
Unidades de Terapia Intensiva
Cuidados Críticos.
intensive care
topic Ventilação não Invasiva
Unidades de Terapia Intensiva
Cuidados Críticos.
intensive care
description Introdução: A utilização da ventilação não invasiva (VNI) é importante no tratamento de pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva (UTI), apresentando resultados significativos quando avaliada e instituida no momento adequado. Os benefícios da VNI são evidentes em diferentes etiologia, favorecendo a evolução clínica dos pacientes,e diminuindo  tempo de internação. O uso da VNI como resgate apresenta resultados desfavoráveis, porém o uso de VNI preventiva  ou, facilitadora parece promissor neste cenário. Objetivo: Avaliar as indicações para utilização da VNI em pacientes críticos, identificar, e analisar os desfechos da resposta à VNI,  o tempo de internação, e outros benefícios para estabelecer possíveis desfechos nos pacientes críticos internados nesta unidade. Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo, realizado através de análise de prontuários de pacientes maiores de 18 anos, ambos os sexos, admitidos na UTI adulto e submetidos a VNI, no período de agosto de 2018 à agosto de 2019. Resultados: Foram incluídos 114 pacientes, 57% do sexo masculino, com idade de 69 ±13 anos, que ficaram internados por 13,2 ± 11,8 dias, apresentando uma pontuação de SAPS 3 59±14 pontos, sendo a IRpA o motivo do uso de VNI mais frequente, representando 64,9% da amostra, seguido da VNI de forma preventiva após extubação (17,5%). Obtivemos um total de 66,9% de sucesso na utilização da VNI. Conclusão: A  utilização da VNI no perfil dos pacientes críticos internados, apresentaram sucesso para o uso na maioria dos casos, mostrando melhores desfechos clínicos e propiciando diminuir o tempo de internação na UTI, e alta desta unidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Research
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Research
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 41 No. 1 (2021)
Clinical and Biomedical Research; v. 41 n. 1 (2021)
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1750135159237115904