Avaliação do processo de dispensação de medicamentos na saúde indígena por meio de simulação de atendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Packeiser, Priscila Becker
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Castro, Mauro Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/105514
Resumo: Introdução: A atuação do farmacêutico no atendimento da população indígena ainda é pouco explorada no Brasil. Em 2016, foi realizado o curso de capacitação em parceira com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para profissionais farmacêuticos atuantes na saúde indígena neuronal atender as necessidades e as especificidades desta população específica. Uma das etapas do curso foi a simulação da dispensação de medicamentos como forma de aprimoramento e consolidação dos conhecimentos. Objetivos: Avaliar os resultados das simulações de dispensação de medicamentos para o paciente indígena. Métodos:Estudo transversal e retrospectivo que avaliou como gravações das simulações de dispensação de medicamentos a pacientes médios de formulário específico. Resultados: A pontuação geral dos participantes variou de 2,4 a 8,3 pontos, de uma pontuação máxima de 10 pontos. Os casos de infecção pediátrica foram os que relatam o pior desempenho entre os participantes. A média de tempo para realização da dispensação foi de 8,8 minutos. Em relação ao conhecimento técnico, os alunos independentes uma média de 4,4 pontos. Conclusão:O baixo desempenho dos participantes nas simulações refletidas o despreparo dos farmacêuticos para realizarem a dispensação de medicamentos a pacientes indígenas. As limitações quanto às barreiras linguísticas e culturais foram identificados de forma marcante na avaliação das simulações.
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