Avaliação do processo de dispensação de medicamentos na saúde indígena por meio de simulação de atendimento
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clinical and Biomedical Research |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/105514 |
Resumo: | Introdução: A atuação do farmacêutico no atendimento da população indígena ainda é pouco explorada no Brasil. Em 2016, foi realizado o curso de capacitação em parceira com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para profissionais farmacêuticos atuantes na saúde indígena neuronal atender as necessidades e as especificidades desta população específica. Uma das etapas do curso foi a simulação da dispensação de medicamentos como forma de aprimoramento e consolidação dos conhecimentos. Objetivos: Avaliar os resultados das simulações de dispensação de medicamentos para o paciente indígena. Métodos:Estudo transversal e retrospectivo que avaliou como gravações das simulações de dispensação de medicamentos a pacientes médios de formulário específico. Resultados: A pontuação geral dos participantes variou de 2,4 a 8,3 pontos, de uma pontuação máxima de 10 pontos. Os casos de infecção pediátrica foram os que relatam o pior desempenho entre os participantes. A média de tempo para realização da dispensação foi de 8,8 minutos. Em relação ao conhecimento técnico, os alunos independentes uma média de 4,4 pontos. Conclusão:O baixo desempenho dos participantes nas simulações refletidas o despreparo dos farmacêuticos para realizarem a dispensação de medicamentos a pacientes indígenas. As limitações quanto às barreiras linguísticas e culturais foram identificados de forma marcante na avaliação das simulações. |
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Avaliação do processo de dispensação de medicamentos na saúde indígena por meio de simulação de atendimentoSimulaçãoSaúde IndígenaAssistência FarmacêuticaSimulaçãoSaúde IndígenaAssistência FarmacêuticaIntrodução: A atuação do farmacêutico no atendimento da população indígena ainda é pouco explorada no Brasil. Em 2016, foi realizado o curso de capacitação em parceira com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para profissionais farmacêuticos atuantes na saúde indígena neuronal atender as necessidades e as especificidades desta população específica. Uma das etapas do curso foi a simulação da dispensação de medicamentos como forma de aprimoramento e consolidação dos conhecimentos. Objetivos: Avaliar os resultados das simulações de dispensação de medicamentos para o paciente indígena. Métodos:Estudo transversal e retrospectivo que avaliou como gravações das simulações de dispensação de medicamentos a pacientes médios de formulário específico. Resultados: A pontuação geral dos participantes variou de 2,4 a 8,3 pontos, de uma pontuação máxima de 10 pontos. Os casos de infecção pediátrica foram os que relatam o pior desempenho entre os participantes. A média de tempo para realização da dispensação foi de 8,8 minutos. Em relação ao conhecimento técnico, os alunos independentes uma média de 4,4 pontos. Conclusão:O baixo desempenho dos participantes nas simulações refletidas o despreparo dos farmacêuticos para realizarem a dispensação de medicamentos a pacientes indígenas. As limitações quanto às barreiras linguísticas e culturais foram identificados de forma marcante na avaliação das simulações.HCPA/FAMED/UFRGS2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/105514Clinical & Biomedical Research; Vol. 41 No. 1 (2021): Clinical and Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 41 n. 1 (2021): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/105514/pdfCopyright (c) 2021 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessPackeiser, Priscila Beckerde Castro, Mauro Silveira2024-01-19T14:20:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/105514Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:20:41Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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