Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bajotto, Alethéia Peters
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Witter, Adriana, Mahmud, Sati Jaber, Sirena, Sergio, Goldim, José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055
Resumo: Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos pacientes idosos que participaram do Programa de Atenção Domiciliar da equipe do Grupo Hospital Conceição, nos anos de 2009 e 2010.Métodos: O estudo caracteriza-se por ser descritivo, transversal e quantitativo com base em pesquisa em banco de dados do PAD (Programa de Atenção Domiciliar), no período de 2009 e 2010. Resultados: maioria dos usuários do serviço é do sexo feminino, com idades variando de 60 a 98 anos, média de internação em torno de 25 a 30 dias. Áreas de maior complexidade utilizam mais o serviço de internação domiciliar (Medicina Interna, Emergência, Cardiologia) e os pacientes estão vinculados principalmente às unidades básicas do IAPI, Sarandi e Passo das Pedras.Conclusões: houve um crescimento no número de internação de idosos pela equipe do PAD – o que demonstra o aumento na demanda associado ao reconhecimento do serviço. Porém, a média de dias de internação dos pacientes diminuiu, demonstrando provavelmente, maior eficiência do serviço. 
id UFRGS-20_c0a7ab8638414a030f7dbb176c9dfa2c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/31055
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.Saúde PúblicaIdosoServiços Hospitalares de Assistência DomiciliarSaúde PúblicaIdosoInternação DomiciliarObjetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos pacientes idosos que participaram do Programa de Atenção Domiciliar da equipe do Grupo Hospital Conceição, nos anos de 2009 e 2010.Métodos: O estudo caracteriza-se por ser descritivo, transversal e quantitativo com base em pesquisa em banco de dados do PAD (Programa de Atenção Domiciliar), no período de 2009 e 2010. Resultados: maioria dos usuários do serviço é do sexo feminino, com idades variando de 60 a 98 anos, média de internação em torno de 25 a 30 dias. Áreas de maior complexidade utilizam mais o serviço de internação domiciliar (Medicina Interna, Emergência, Cardiologia) e os pacientes estão vinculados principalmente às unidades básicas do IAPI, Sarandi e Passo das Pedras.Conclusões: houve um crescimento no número de internação de idosos pela equipe do PAD – o que demonstra o aumento na demanda associado ao reconhecimento do serviço. Porém, a média de dias de internação dos pacientes diminuiu, demonstrando provavelmente, maior eficiência do serviço. HCPA/FAMED/UFRGS2012-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055Clinical & Biomedical Research; Vol. 32 No. 3 (2012): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 32 n. 3 (2012): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055/22054Bajotto, Alethéia PetersWitter, AdrianaMahmud, Sati JaberSirena, SergioGoldim, José Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T18:41:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/31055Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T18:41:34Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
title Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
spellingShingle Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
Bajotto, Alethéia Peters
Saúde Pública
Idoso
Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar
Saúde Pública
Idoso
Internação Domiciliar
title_short Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
title_full Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
title_fullStr Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
title_full_unstemmed Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
title_sort Perfil do paciente idoso atendido por um Programa de Atenção Domiciliar do Sistema Único de Saúde em Porto Alegre, RS.
author Bajotto, Alethéia Peters
author_facet Bajotto, Alethéia Peters
Witter, Adriana
Mahmud, Sati Jaber
Sirena, Sergio
Goldim, José Roberto
author_role author
author2 Witter, Adriana
Mahmud, Sati Jaber
Sirena, Sergio
Goldim, José Roberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bajotto, Alethéia Peters
Witter, Adriana
Mahmud, Sati Jaber
Sirena, Sergio
Goldim, José Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Pública
Idoso
Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar
Saúde Pública
Idoso
Internação Domiciliar
topic Saúde Pública
Idoso
Serviços Hospitalares de Assistência Domiciliar
Saúde Pública
Idoso
Internação Domiciliar
description Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o perfil dos pacientes idosos que participaram do Programa de Atenção Domiciliar da equipe do Grupo Hospital Conceição, nos anos de 2009 e 2010.Métodos: O estudo caracteriza-se por ser descritivo, transversal e quantitativo com base em pesquisa em banco de dados do PAD (Programa de Atenção Domiciliar), no período de 2009 e 2010. Resultados: maioria dos usuários do serviço é do sexo feminino, com idades variando de 60 a 98 anos, média de internação em torno de 25 a 30 dias. Áreas de maior complexidade utilizam mais o serviço de internação domiciliar (Medicina Interna, Emergência, Cardiologia) e os pacientes estão vinculados principalmente às unidades básicas do IAPI, Sarandi e Passo das Pedras.Conclusões: houve um crescimento no número de internação de idosos pela equipe do PAD – o que demonstra o aumento na demanda associado ao reconhecimento do serviço. Porém, a média de dias de internação dos pacientes diminuiu, demonstrando provavelmente, maior eficiência do serviço. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31055/22054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 32 No. 3 (2012): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 32 n. 3 (2012): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767052868648960