Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jimenes de Campos, Maria Elizabete
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coimbra Ribeiro, Vanessa Raquel, Silva Poloni, Telma Regina, Troncon, Luiz Ernesto, Figueiredo, José Fernando Castro, Veronese Rodrigues, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093
Resumo: Introdução: No passado, idealmente, o Professor de Ciências da Saúde deveria ser conferencista exímio e ter grande competência profissional. Atualmente, os papéis de um “bom professor” são mais amplos. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se este novo conceito está disseminado entre pós-graduandos, coletando suas opiniões sobre o valor de múltiplos papéis.Métodos: Opiniões de 92 pós-graduandos foram colhidas por meio de questionário, autoadministrado, contendo 13 itens relacionados com as principais atribuições do Professor de Ciências da Saúde: administrador institucional; avaliador de alunos; avaliador de cursos; captador de recursos materiais externos para a instituição; gerador de novos conhecimentos; membro ativo da estrutura universitária; modelo de atitudes, valores e crenças; planejador de cursos/currículos; produtor de material didático; profissional hábil e competente; provedor de informações na prática médica; provedor de informações para o aluno em aulas formais; tutor/facilitador. As respostas foram registradas em escala Likert de 5 pontos, sendo o ponto 1 correspondente a “sem importância” e o ponto 5 a “muito importante”. Resultados: O papel mais valorizado foi o de “gerador de novos conhecimentos”, seguido dos papéis de “avaliador de alunos” e de “provedor de informações em aulas formais”. E os menos valorizados foram: “tutor”, “modelo de atitudes, valores e crenças” e “captador de recursos para a instituição”.Conclusão: Os resultados indicam que há necessidade de inclusão, nos Programas de Pós-Graduação, de maior número de atividades formativas que ampliem a visão dos mestrandos e doutorandos sobre os múltiplos papéis do moderno professor de ciências da saúde.   
id UFRGS-20_cc66aca5eabfac382934220551a0b9b4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/14093
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da SaúdeEnsinoFormaçãoEnsinoFormaçãoIntrodução: No passado, idealmente, o Professor de Ciências da Saúde deveria ser conferencista exímio e ter grande competência profissional. Atualmente, os papéis de um “bom professor” são mais amplos. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se este novo conceito está disseminado entre pós-graduandos, coletando suas opiniões sobre o valor de múltiplos papéis.Métodos: Opiniões de 92 pós-graduandos foram colhidas por meio de questionário, autoadministrado, contendo 13 itens relacionados com as principais atribuições do Professor de Ciências da Saúde: administrador institucional; avaliador de alunos; avaliador de cursos; captador de recursos materiais externos para a instituição; gerador de novos conhecimentos; membro ativo da estrutura universitária; modelo de atitudes, valores e crenças; planejador de cursos/currículos; produtor de material didático; profissional hábil e competente; provedor de informações na prática médica; provedor de informações para o aluno em aulas formais; tutor/facilitador. As respostas foram registradas em escala Likert de 5 pontos, sendo o ponto 1 correspondente a “sem importância” e o ponto 5 a “muito importante”. Resultados: O papel mais valorizado foi o de “gerador de novos conhecimentos”, seguido dos papéis de “avaliador de alunos” e de “provedor de informações em aulas formais”. E os menos valorizados foram: “tutor”, “modelo de atitudes, valores e crenças” e “captador de recursos para a instituição”.Conclusão: Os resultados indicam que há necessidade de inclusão, nos Programas de Pós-Graduação, de maior número de atividades formativas que ampliem a visão dos mestrandos e doutorandos sobre os múltiplos papéis do moderno professor de ciências da saúde.   HCPA/FAMED/UFRGS2010-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093Clinical & Biomedical Research; Vol. 30 No. 2 (2010): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 30 n. 2 (2010): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093/8890Jimenes de Campos, Maria ElizabeteCoimbra Ribeiro, Vanessa RaquelSilva Poloni, Telma ReginaTroncon, Luiz ErnestoFigueiredo, José Fernando CastroVeronese Rodrigues, Maria de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T17:33:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/14093Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T17:33:05Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
title Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
spellingShingle Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
Jimenes de Campos, Maria Elizabete
Ensino
Formação
Ensino
Formação
title_short Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
title_full Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
title_fullStr Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
title_full_unstemmed Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
title_sort Valorização por Pós-Graduandos dos Papéis do Professor de Ciências da Saúde
author Jimenes de Campos, Maria Elizabete
author_facet Jimenes de Campos, Maria Elizabete
Coimbra Ribeiro, Vanessa Raquel
Silva Poloni, Telma Regina
Troncon, Luiz Ernesto
Figueiredo, José Fernando Castro
Veronese Rodrigues, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Coimbra Ribeiro, Vanessa Raquel
Silva Poloni, Telma Regina
Troncon, Luiz Ernesto
Figueiredo, José Fernando Castro
Veronese Rodrigues, Maria de Lourdes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jimenes de Campos, Maria Elizabete
Coimbra Ribeiro, Vanessa Raquel
Silva Poloni, Telma Regina
Troncon, Luiz Ernesto
Figueiredo, José Fernando Castro
Veronese Rodrigues, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação
Ensino
Formação
topic Ensino
Formação
Ensino
Formação
description Introdução: No passado, idealmente, o Professor de Ciências da Saúde deveria ser conferencista exímio e ter grande competência profissional. Atualmente, os papéis de um “bom professor” são mais amplos. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar se este novo conceito está disseminado entre pós-graduandos, coletando suas opiniões sobre o valor de múltiplos papéis.Métodos: Opiniões de 92 pós-graduandos foram colhidas por meio de questionário, autoadministrado, contendo 13 itens relacionados com as principais atribuições do Professor de Ciências da Saúde: administrador institucional; avaliador de alunos; avaliador de cursos; captador de recursos materiais externos para a instituição; gerador de novos conhecimentos; membro ativo da estrutura universitária; modelo de atitudes, valores e crenças; planejador de cursos/currículos; produtor de material didático; profissional hábil e competente; provedor de informações na prática médica; provedor de informações para o aluno em aulas formais; tutor/facilitador. As respostas foram registradas em escala Likert de 5 pontos, sendo o ponto 1 correspondente a “sem importância” e o ponto 5 a “muito importante”. Resultados: O papel mais valorizado foi o de “gerador de novos conhecimentos”, seguido dos papéis de “avaliador de alunos” e de “provedor de informações em aulas formais”. E os menos valorizados foram: “tutor”, “modelo de atitudes, valores e crenças” e “captador de recursos para a instituição”.Conclusão: Os resultados indicam que há necessidade de inclusão, nos Programas de Pós-Graduação, de maior número de atividades formativas que ampliem a visão dos mestrandos e doutorandos sobre os múltiplos papéis do moderno professor de ciências da saúde.   
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/14093/8890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 30 No. 2 (2010): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 30 n. 2 (2010): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767051789664256