TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Ana Carollina Gutierrez
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/102284
Resumo: A territorialização do Pampa e da Patagônia pelo Estado argentino, passou por processos de negociações e conflitos com os legítimos habitantes desses espaços: as populações indígenas. Esse processo ocorreu apenas no final do século XIX, quando o Estado teve condições políticas e materiais para enfrentar a soberania dessas sociedades, sobre os espaços que já eram considerados parte de seu território nacional, mesmo antes de sua ocupação efetiva. A partir da convivência e da disputa por espaços territoriais, construiu-se um “espaço de fronteira” entre as ocupações indígenas e os povoamentos argentinos. Serão discutidos os processos de interação e convívio transcultural nessa fronteira, bem como, sua transformação a uma fronteira militar, com o claro objetivo de enfrentamento as sociedades indígenas, juntamente com a pretensão de convertê-los a cidadãos para transformar seus espaços em territórios nacionais. A forma de inserção desses novos espaços pelo Estado, configurou uma lei de Territórios Nacionais, que carregava em sua essência, os preconceitos raciais e culturais aos grupos étnicos, tão recorrentes ao século XIX.
id UFRGS-21_a110d16108baf835085eed77423f297b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102284
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.FronteiraArgentinaCampanha do DesertoSociedades IndígenasPampa.A territorialização do Pampa e da Patagônia pelo Estado argentino, passou por processos de negociações e conflitos com os legítimos habitantes desses espaços: as populações indígenas. Esse processo ocorreu apenas no final do século XIX, quando o Estado teve condições políticas e materiais para enfrentar a soberania dessas sociedades, sobre os espaços que já eram considerados parte de seu território nacional, mesmo antes de sua ocupação efetiva. A partir da convivência e da disputa por espaços territoriais, construiu-se um “espaço de fronteira” entre as ocupações indígenas e os povoamentos argentinos. Serão discutidos os processos de interação e convívio transcultural nessa fronteira, bem como, sua transformação a uma fronteira militar, com o claro objetivo de enfrentamento as sociedades indígenas, juntamente com a pretensão de convertê-los a cidadãos para transformar seus espaços em territórios nacionais. A forma de inserção desses novos espaços pelo Estado, configurou uma lei de Territórios Nacionais, que carregava em sua essência, os preconceitos raciais e culturais aos grupos étnicos, tão recorrentes ao século XIX.Boletim Gaúcho de Geografia2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/102284Boletim Gaúcho de Geografia; v. 47 n. 1 (2020)2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/102284/59700Copyright (c) 2020 Boletim Gaúcho de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Ana Carollina Gutierrez2020-12-17T19:17:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/102284Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2020-12-17T19:17:39Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
title TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
spellingShingle TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
Pompeu, Ana Carollina Gutierrez
Fronteira
Argentina
Campanha do Deserto
Sociedades Indígenas
Pampa.
title_short TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
title_full TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
title_fullStr TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
title_full_unstemmed TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
title_sort TERRITORIALIZAÇÃO DO ESPAÇO PAMPEANO-PATAGÔNICO NA ARGENTINA (1870 - 1880): DA CAMPANHA DO DESERTO À LEI DE TERRITÓRIOS NACIONAIS.
author Pompeu, Ana Carollina Gutierrez
author_facet Pompeu, Ana Carollina Gutierrez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Ana Carollina Gutierrez
dc.subject.por.fl_str_mv Fronteira
Argentina
Campanha do Deserto
Sociedades Indígenas
Pampa.
topic Fronteira
Argentina
Campanha do Deserto
Sociedades Indígenas
Pampa.
description A territorialização do Pampa e da Patagônia pelo Estado argentino, passou por processos de negociações e conflitos com os legítimos habitantes desses espaços: as populações indígenas. Esse processo ocorreu apenas no final do século XIX, quando o Estado teve condições políticas e materiais para enfrentar a soberania dessas sociedades, sobre os espaços que já eram considerados parte de seu território nacional, mesmo antes de sua ocupação efetiva. A partir da convivência e da disputa por espaços territoriais, construiu-se um “espaço de fronteira” entre as ocupações indígenas e os povoamentos argentinos. Serão discutidos os processos de interação e convívio transcultural nessa fronteira, bem como, sua transformação a uma fronteira militar, com o claro objetivo de enfrentamento as sociedades indígenas, juntamente com a pretensão de convertê-los a cidadãos para transformar seus espaços em territórios nacionais. A forma de inserção desses novos espaços pelo Estado, configurou uma lei de Territórios Nacionais, que carregava em sua essência, os preconceitos raciais e culturais aos grupos étnicos, tão recorrentes ao século XIX.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/102284
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/102284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/102284/59700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gaúcho de Geografia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gaúcho de Geografia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 47 n. 1 (2020)
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767032469651456