Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SOUZA, Lunéia Catiane de, CASARIL, Kérley Braga Pereira Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/51860
Resumo: Este artigo analisa a origem, os usos e a qualidade microbiológica das águas consumidas em quatorze Unidades de Produção e Vida Familiares (UPVFs) que produzem alimentos orgânicos no município de Verê/PR. Foram analisados os parâmetros referentes à presença de coliformes totais (matéria orgânica em geral); coliformes termotolerantes (de origem fecal) e confirmação de Escherichia coli em águas consumidas pelas famílias e utilizadas para irrigação de alimentos. Os resultados indicam que as águas de consumo de todas as UPVFs apresentaram coliformes totais e, dentre estas, três apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes, sendo que uma dessas três amostras de água estava contaminada por Escherichia coli. Quanto à água utilizada para irrigação, oito UPVFs utilizam esta prática, e destas, cinco apresentaram-se contaminadas por coliformes totais e termotolerantes, destaca-se que uma dessas cinco amostras também apresentou contaminação por Escherichia coli. Portanto, verifica-se que apesar de não serem todas as UPVFs que apresentaram contaminação para a água de consumo, houve ocorrência de elementos contaminantes em algumas amostras. Diante do exposto conclui-se que o monitoramento da qualidade das águas, ações de proteção dos corpos hídricos (pequenas obras de proteção de fontes e poços, isolamento de animais, manutenção e recuperação da vegetação de entorno), a limpeza de caixas d’água e, se necessário, a desinfecção das águas utilizadas são fundamentais para reduzir possíveis patologias entre os membros das famílias, bem como, para garantir a qualidade dos alimentos consumidos e comercializados por esses agricultores.
id UFRGS-21_aa4ef3e9017409f07e1a1c70311aef31
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/51860
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.ÁguaQualidade microbiológicaAgricultura orgânicaEste artigo analisa a origem, os usos e a qualidade microbiológica das águas consumidas em quatorze Unidades de Produção e Vida Familiares (UPVFs) que produzem alimentos orgânicos no município de Verê/PR. Foram analisados os parâmetros referentes à presença de coliformes totais (matéria orgânica em geral); coliformes termotolerantes (de origem fecal) e confirmação de Escherichia coli em águas consumidas pelas famílias e utilizadas para irrigação de alimentos. Os resultados indicam que as águas de consumo de todas as UPVFs apresentaram coliformes totais e, dentre estas, três apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes, sendo que uma dessas três amostras de água estava contaminada por Escherichia coli. Quanto à água utilizada para irrigação, oito UPVFs utilizam esta prática, e destas, cinco apresentaram-se contaminadas por coliformes totais e termotolerantes, destaca-se que uma dessas cinco amostras também apresentou contaminação por Escherichia coli. Portanto, verifica-se que apesar de não serem todas as UPVFs que apresentaram contaminação para a água de consumo, houve ocorrência de elementos contaminantes em algumas amostras. Diante do exposto conclui-se que o monitoramento da qualidade das águas, ações de proteção dos corpos hídricos (pequenas obras de proteção de fontes e poços, isolamento de animais, manutenção e recuperação da vegetação de entorno), a limpeza de caixas d’água e, se necessário, a desinfecção das águas utilizadas são fundamentais para reduzir possíveis patologias entre os membros das famílias, bem como, para garantir a qualidade dos alimentos consumidos e comercializados por esses agricultores.Boletim Gaúcho de Geografia2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/51860Boletim Gaúcho de Geografia; v. 42 n. 2 (2015)2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/51860/34041CANDIOTTO, Luciano Zanetti PessôaSOUZA, Lunéia Catiane deCASARIL, Kérley Braga Pereira Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-14T21:56:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/51860Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2015-07-14T21:56:30Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
title Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
spellingShingle Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa
Água
Qualidade microbiológica
Agricultura orgânica
title_short Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
title_full Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
title_fullStr Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
title_full_unstemmed Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
title_sort Análise da qualidade microbiológica da água em unidades de produção e vida familiares orgânicas do município de Verê-PR.
author CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa
author_facet CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa
SOUZA, Lunéia Catiane de
CASARIL, Kérley Braga Pereira Bento
author_role author
author2 SOUZA, Lunéia Catiane de
CASARIL, Kérley Braga Pereira Bento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANDIOTTO, Luciano Zanetti Pessôa
SOUZA, Lunéia Catiane de
CASARIL, Kérley Braga Pereira Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Qualidade microbiológica
Agricultura orgânica
topic Água
Qualidade microbiológica
Agricultura orgânica
description Este artigo analisa a origem, os usos e a qualidade microbiológica das águas consumidas em quatorze Unidades de Produção e Vida Familiares (UPVFs) que produzem alimentos orgânicos no município de Verê/PR. Foram analisados os parâmetros referentes à presença de coliformes totais (matéria orgânica em geral); coliformes termotolerantes (de origem fecal) e confirmação de Escherichia coli em águas consumidas pelas famílias e utilizadas para irrigação de alimentos. Os resultados indicam que as águas de consumo de todas as UPVFs apresentaram coliformes totais e, dentre estas, três apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes, sendo que uma dessas três amostras de água estava contaminada por Escherichia coli. Quanto à água utilizada para irrigação, oito UPVFs utilizam esta prática, e destas, cinco apresentaram-se contaminadas por coliformes totais e termotolerantes, destaca-se que uma dessas cinco amostras também apresentou contaminação por Escherichia coli. Portanto, verifica-se que apesar de não serem todas as UPVFs que apresentaram contaminação para a água de consumo, houve ocorrência de elementos contaminantes em algumas amostras. Diante do exposto conclui-se que o monitoramento da qualidade das águas, ações de proteção dos corpos hídricos (pequenas obras de proteção de fontes e poços, isolamento de animais, manutenção e recuperação da vegetação de entorno), a limpeza de caixas d’água e, se necessário, a desinfecção das águas utilizadas são fundamentais para reduzir possíveis patologias entre os membros das famílias, bem como, para garantir a qualidade dos alimentos consumidos e comercializados por esses agricultores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/51860
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/51860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/51860/34041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 42 n. 2 (2015)
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767032132009984