A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinello, André Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/103647
Resumo: O artigo discute alguns dos argumentos do Barão do Rio Branco quando da defesa brasileira no litígio com a Argentina (na chamada Questão de Palmas). Rio Branco mobilizou as movimentações e o “roteiro paulista” no sul da América portuguesa para buscar legitimar o Campos de Palmas como direito do Brasil. Até mesmo quando Portugal estava sob domínio espanhol (entre 1580–1640), na época da União Ibérica, Rio Branco apresentou em seu laudo os paulistas dominando o espaço como se fazendo em nome de Portugal. Argumenta-se como ao recorrer à figura do paulista, o Barão buscou uma certa “genética da apropriação” do espaço. No documento de defesa do Brasil elaborado por Barão do Rio Branco em 1894 e decidido no ano seguinte (1895) a favor do Brasil, a Argentina não teria direito aos campos de Palmas, pois, sendo de origem portuguesa, pertenceria ao Brasil. O paulista, a figura que enlaça os Campos de Palmas é também àquele que recorre à apreensão de guaranis e em suas andanças ou roteiros busca indígenas, age com violência de maneira conflituosa. A legitimidade da fronteira ser brasileira acaba por reconhecer o grau de violência presente no roteiro dos paulistas.      
id UFRGS-21_bfbd20812409ab4532b0e6a598fb2470
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103647
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)Questão de PalmasRoteiro paulistaBarão do Rio BrancoEspia guaraniArbitragemO artigo discute alguns dos argumentos do Barão do Rio Branco quando da defesa brasileira no litígio com a Argentina (na chamada Questão de Palmas). Rio Branco mobilizou as movimentações e o “roteiro paulista” no sul da América portuguesa para buscar legitimar o Campos de Palmas como direito do Brasil. Até mesmo quando Portugal estava sob domínio espanhol (entre 1580–1640), na época da União Ibérica, Rio Branco apresentou em seu laudo os paulistas dominando o espaço como se fazendo em nome de Portugal. Argumenta-se como ao recorrer à figura do paulista, o Barão buscou uma certa “genética da apropriação” do espaço. No documento de defesa do Brasil elaborado por Barão do Rio Branco em 1894 e decidido no ano seguinte (1895) a favor do Brasil, a Argentina não teria direito aos campos de Palmas, pois, sendo de origem portuguesa, pertenceria ao Brasil. O paulista, a figura que enlaça os Campos de Palmas é também àquele que recorre à apreensão de guaranis e em suas andanças ou roteiros busca indígenas, age com violência de maneira conflituosa. A legitimidade da fronteira ser brasileira acaba por reconhecer o grau de violência presente no roteiro dos paulistas.      Boletim Gaúcho de Geografia2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/103647Boletim Gaúcho de Geografia; v. 47 n. 1 (2020)2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/103647/59713Copyright (c) 2020 Boletim Gaúcho de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinello, André Souza2020-12-17T19:17:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/103647Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2020-12-17T19:17:39Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
title A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
spellingShingle A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
Martinello, André Souza
Questão de Palmas
Roteiro paulista
Barão do Rio Branco
Espia guarani
Arbitragem
title_short A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
title_full A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
title_fullStr A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
title_full_unstemmed A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
title_sort A LEGITIMIDADE DA FRONTEIRA EXPRESSA O PAÍS? BARÃO DO RIO BRANCO E A PRESENÇA PAULISTA NOS CAMPOS DE PALMAS, ARGUMENTO NO LITÍGIO COM ARGENTINA (1895)
author Martinello, André Souza
author_facet Martinello, André Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinello, André Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Questão de Palmas
Roteiro paulista
Barão do Rio Branco
Espia guarani
Arbitragem
topic Questão de Palmas
Roteiro paulista
Barão do Rio Branco
Espia guarani
Arbitragem
description O artigo discute alguns dos argumentos do Barão do Rio Branco quando da defesa brasileira no litígio com a Argentina (na chamada Questão de Palmas). Rio Branco mobilizou as movimentações e o “roteiro paulista” no sul da América portuguesa para buscar legitimar o Campos de Palmas como direito do Brasil. Até mesmo quando Portugal estava sob domínio espanhol (entre 1580–1640), na época da União Ibérica, Rio Branco apresentou em seu laudo os paulistas dominando o espaço como se fazendo em nome de Portugal. Argumenta-se como ao recorrer à figura do paulista, o Barão buscou uma certa “genética da apropriação” do espaço. No documento de defesa do Brasil elaborado por Barão do Rio Branco em 1894 e decidido no ano seguinte (1895) a favor do Brasil, a Argentina não teria direito aos campos de Palmas, pois, sendo de origem portuguesa, pertenceria ao Brasil. O paulista, a figura que enlaça os Campos de Palmas é também àquele que recorre à apreensão de guaranis e em suas andanças ou roteiros busca indígenas, age com violência de maneira conflituosa. A legitimidade da fronteira ser brasileira acaba por reconhecer o grau de violência presente no roteiro dos paulistas.      
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/103647
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/103647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/103647/59713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gaúcho de Geografia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gaúcho de Geografia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 47 n. 1 (2020)
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767032482234368