O território como conceito-chave na educação ambiental - reflexões a partir do projeto comunitário "Jardim Botânico e a comunidade: preservando a flora nativa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Benhur Pinós da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MACIEL, Jaqueline Lessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37460
Resumo: A cidade contemporânea, ao mesmo tempo em que expande enormemente seu perímetro, passapor um processo de contínua e múltipla transformação e diferenciação de seus espaços internos.Os diferentes usos econômicos e apropriações socioculturais de partes do espaço urbano tornama cidade palco de conflitos inerentes às necessidades de habitação e produção e reprodução docapital. Por outro lado, as constantes diferenciações territoriais internas da cidade causamimpactos nocivos a natureza, desequilibrando os processos de cunho natural. O desequilíbrionatural e social que condiciona o espaço urbano na atualidade tem provocado prejuízos à própriavida e habitabilidade na cidade, tornando necessária uma radical conscientização a respeitodesses desequilíbrios e busca de posturas e ações que visem a melhoria da qualidade de vida.Salientamos a necessidade de promoverem-se ações em Educação Ambiental que prezem acomplexidade ambiental e entendam os diferentes espaços apropriados (territórios) que seproduzem e reproduzem no meio urbano e os impactos ambientais decorrentes dessasapropriações. Para isso, propomos uma “educação territorial” que vise entender as formas deapropriação do espaço, as tensões fronteiriças decorrentes dessas apropriações, os processos quesão integralmente sociais, culturais e econômicos na constituição desses territórios urbanos e osimpactos as condições ecológicas provenientes dessa multiplicidade de apropriações.
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