O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHÄFFER, Neiva Otero
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37977
Resumo: Ainda que praticamente inexistam estudos sobre a forma de uso e os efeitos do livro didático em sala de aula, seu papel no processo de ensino e aprendizagem tem sido, no Brasil e até o momento, indiscutível. Não raro o adulto lembra mais facilmente o nome do autor do livro didático de uma dada disciplina do que o nome do professor que o indicou. Por outro lado, a velocidade de produção de novos tItulos didáticos pelo mercado editorial indica que continua sendo este o grande recurso instrucional nas salas de aula do país.Sobre o professor tem recaído a responsabilidade de selecionar o livro a ser adquirido e que terá a função de auxiliar o desempenho pedagógico (entendido como relação professor/ensino/currículo) em Geografia. Assim, o livro didático não e, em si, responsável por um bom ou medíocre desempenho. Como instrumento ele serve a um fim, às intenções do plano de trabalho elaborado. Por esta razão importa, sobretudo, que o professor tenha clareza quanto a seus objetivos antes de fazer a escolha do título. Mas é necessário, também, que ele disponha de informações sobre o livro didático num contexto amplo, de forma a apoiar uma análise crítica que permita uma adequada comparação e seleção do material a ser utilizado em aula.O presente texto, que deseja-se sirva como auxílio a esta tarefa, traz, na primeira parte, algumas idéias discutidas por especialistas da área de Educação em publicações sobre o livro didático. Tais obras nem sempre são racilmente disponíveis, visto que estão em bibliotecas ou setores especializados das livrarias que, de modo geral, não são procurados por professores de Geografia, seja por desconhecimento, por impossibilidade de acesso ou por falta de tempo.Na segunda parte foram apontadas conclusões selecionadas em artigos elaborados por profissionais de Geografia e facilmente disponíveis no Estado. Portanto, em relação aeles, não justifica-se um registro mais demorado.
id UFRGS-21_cc49658a6b55949bec40a316d51a2c25
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/37977
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro textolivro diádicodesempenho pedagógicolivro textoAinda que praticamente inexistam estudos sobre a forma de uso e os efeitos do livro didático em sala de aula, seu papel no processo de ensino e aprendizagem tem sido, no Brasil e até o momento, indiscutível. Não raro o adulto lembra mais facilmente o nome do autor do livro didático de uma dada disciplina do que o nome do professor que o indicou. Por outro lado, a velocidade de produção de novos tItulos didáticos pelo mercado editorial indica que continua sendo este o grande recurso instrucional nas salas de aula do país.Sobre o professor tem recaído a responsabilidade de selecionar o livro a ser adquirido e que terá a função de auxiliar o desempenho pedagógico (entendido como relação professor/ensino/currículo) em Geografia. Assim, o livro didático não e, em si, responsável por um bom ou medíocre desempenho. Como instrumento ele serve a um fim, às intenções do plano de trabalho elaborado. Por esta razão importa, sobretudo, que o professor tenha clareza quanto a seus objetivos antes de fazer a escolha do título. Mas é necessário, também, que ele disponha de informações sobre o livro didático num contexto amplo, de forma a apoiar uma análise crítica que permita uma adequada comparação e seleção do material a ser utilizado em aula.O presente texto, que deseja-se sirva como auxílio a esta tarefa, traz, na primeira parte, algumas idéias discutidas por especialistas da área de Educação em publicações sobre o livro didático. Tais obras nem sempre são racilmente disponíveis, visto que estão em bibliotecas ou setores especializados das livrarias que, de modo geral, não são procurados por professores de Geografia, seja por desconhecimento, por impossibilidade de acesso ou por falta de tempo.Na segunda parte foram apontadas conclusões selecionadas em artigos elaborados por profissionais de Geografia e facilmente disponíveis no Estado. Portanto, em relação aeles, não justifica-se um registro mais demorado.Boletim Gaúcho de Geografia2013-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37977Boletim Gaúcho de Geografia; v. 16 n. 1 (1988): Boletim Gaúcho de Geografia2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37977/24472SCHÄFFER, Neiva Oteroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T17:44:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/37977Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2013-06-25T17:44:42Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
title O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
spellingShingle O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
SCHÄFFER, Neiva Otero
livro diádico
desempenho pedagógico
livro texto
title_short O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
title_full O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
title_fullStr O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
title_full_unstemmed O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
title_sort O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio à escolha do livro texto
author SCHÄFFER, Neiva Otero
author_facet SCHÄFFER, Neiva Otero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHÄFFER, Neiva Otero
dc.subject.por.fl_str_mv livro diádico
desempenho pedagógico
livro texto
topic livro diádico
desempenho pedagógico
livro texto
description Ainda que praticamente inexistam estudos sobre a forma de uso e os efeitos do livro didático em sala de aula, seu papel no processo de ensino e aprendizagem tem sido, no Brasil e até o momento, indiscutível. Não raro o adulto lembra mais facilmente o nome do autor do livro didático de uma dada disciplina do que o nome do professor que o indicou. Por outro lado, a velocidade de produção de novos tItulos didáticos pelo mercado editorial indica que continua sendo este o grande recurso instrucional nas salas de aula do país.Sobre o professor tem recaído a responsabilidade de selecionar o livro a ser adquirido e que terá a função de auxiliar o desempenho pedagógico (entendido como relação professor/ensino/currículo) em Geografia. Assim, o livro didático não e, em si, responsável por um bom ou medíocre desempenho. Como instrumento ele serve a um fim, às intenções do plano de trabalho elaborado. Por esta razão importa, sobretudo, que o professor tenha clareza quanto a seus objetivos antes de fazer a escolha do título. Mas é necessário, também, que ele disponha de informações sobre o livro didático num contexto amplo, de forma a apoiar uma análise crítica que permita uma adequada comparação e seleção do material a ser utilizado em aula.O presente texto, que deseja-se sirva como auxílio a esta tarefa, traz, na primeira parte, algumas idéias discutidas por especialistas da área de Educação em publicações sobre o livro didático. Tais obras nem sempre são racilmente disponíveis, visto que estão em bibliotecas ou setores especializados das livrarias que, de modo geral, não são procurados por professores de Geografia, seja por desconhecimento, por impossibilidade de acesso ou por falta de tempo.Na segunda parte foram apontadas conclusões selecionadas em artigos elaborados por profissionais de Geografia e facilmente disponíveis no Estado. Portanto, em relação aeles, não justifica-se um registro mais demorado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37977
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37977/24472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 16 n. 1 (1988): Boletim Gaúcho de Geografia
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767030630449152