Condicionamento do conhecimento e exercício do poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Alsina Alves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37642
Resumo: A aquisição livre do conhecimento, hoje ou em qualquer época, não é tão livre como - sobretudo no mundo ocidental - se costuma afirmar.Para que se possa conseguir uma aproximação, tão grande quantopossível, da verdade que cerca o problema da aquisição do conhecimento, é importante que se tome para estudo, de cada vez, um dos ângulos do problema.Assim, o objetivo deste estudo é o de tentar uma aproximaçãoa essa verdade. Para isso, ele começa por tecer algumas consideraçõessobre o condicionamento do conhecimento (Parte 1). Depois, fazum levantamento dos sistemas (ou princípios) que, de forma organizada,consciente ou inconscientemente, são utilizados por indivíduos, por pequenos ou grandes grupos sociais, para controlar e restringir o discurso (1), enquanto realidade material falada ou escrita, ou para controlar e restringir suas possibilidades de veiculação entre todos aqueles que dele quiserem fazer uso (Parte 2). O levantamente em questão se atém aos sistemas (ou princípios)abordados por Michei FOUCAULT em L'ondre du discours (Paris, 1973).Mais adiante, o presente estudo destaca o terceiro desses grupos de sistemas (ou princípios), procurando analisar a atitude dosque deles se utilizam e as razões de assim agirem (Parte 3).
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