Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/89876 |
Resumo: | Com base em pesquisa de natureza exploratória, em fontes primárias, secundárias e em entrevistas, o artigo reflete sobre o modelo irlandês de acesso à educação obrigatória, o qual se assenta na escolha de escolas pelas famílias e se organiza sem a presença de escolas estatais, ainda que a oferta educacional seja gratuita. Indica-se, na forma de fechamento não conclusivo, as contradições do modelo decorrentes dos critérios de seleção praticados pelas escolas e dos limites percebidos nas entrevistas aos tipos de escolas “disponíveis” na região de Dublin, elementos que suscitam o aprofundamento de estudos sobre estes formatos, especialmente no contexto de ampliação desse modelo associado a interesses corporativos. |
id |
UFRGS-22_041279b31b818f0049d93b8b71ef9fa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/89876 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandêsfinanciamentoescolha parentalescolas privadas.Com base em pesquisa de natureza exploratória, em fontes primárias, secundárias e em entrevistas, o artigo reflete sobre o modelo irlandês de acesso à educação obrigatória, o qual se assenta na escolha de escolas pelas famílias e se organiza sem a presença de escolas estatais, ainda que a oferta educacional seja gratuita. Indica-se, na forma de fechamento não conclusivo, as contradições do modelo decorrentes dos critérios de seleção praticados pelas escolas e dos limites percebidos nas entrevistas aos tipos de escolas “disponíveis” na região de Dublin, elementos que suscitam o aprofundamento de estudos sobre estes formatos, especialmente no contexto de ampliação desse modelo associado a interesses corporativos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8987610.21573/vol1n12019.89876REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 119 - 139Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 119 - 139Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 119 - 1392447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/89876/52796Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdrião, Theresa Maria de FreitasAzevedo, Juliana de Paula Eduardo2019-05-22T10:32:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/89876Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-05-22T10:32:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
title |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
spellingShingle |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês Adrião, Theresa Maria de Freitas financiamento escolha parental escolas privadas. |
title_short |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
title_full |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
title_fullStr |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
title_full_unstemmed |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
title_sort |
Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês |
author |
Adrião, Theresa Maria de Freitas |
author_facet |
Adrião, Theresa Maria de Freitas Azevedo, Juliana de Paula Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Juliana de Paula Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adrião, Theresa Maria de Freitas Azevedo, Juliana de Paula Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
financiamento escolha parental escolas privadas. |
topic |
financiamento escolha parental escolas privadas. |
description |
Com base em pesquisa de natureza exploratória, em fontes primárias, secundárias e em entrevistas, o artigo reflete sobre o modelo irlandês de acesso à educação obrigatória, o qual se assenta na escolha de escolas pelas famílias e se organiza sem a presença de escolas estatais, ainda que a oferta educacional seja gratuita. Indica-se, na forma de fechamento não conclusivo, as contradições do modelo decorrentes dos critérios de seleção praticados pelas escolas e dos limites percebidos nas entrevistas aos tipos de escolas “disponíveis” na região de Dublin, elementos que suscitam o aprofundamento de estudos sobre estes formatos, especialmente no contexto de ampliação desse modelo associado a interesses corporativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/89876 10.21573/vol1n12019.89876 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/89876 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol1n12019.89876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/89876/52796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 119 - 139 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 119 - 139 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 1 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 119 - 139 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371741990912 |