A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Aureliano, Francisca Edilma Braga
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva Júnior, Luiz Carlos da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102807
Resumo: Este trabalho objetiva analisar às aprendizagens construídas no contexto do PNAIC por professoras que lecionam no ciclo de alfabetização em uma escola pública do município de Patu/RN. A pesquisa foi realizada no Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018. A análise teórica, documental e empírica seguiu os princípios do método histórico dialético. Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns princípios que constituem os conceitos orientados pelo PNAIC, mas outros se encontram em processo de internalização.
id UFRGS-22_057be68c214d318fcae1f880465da27d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102807
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistasPolítica de Formação. Formação continuada. Aprendizagem docente.Este trabalho objetiva analisar às aprendizagens construídas no contexto do PNAIC por professoras que lecionam no ciclo de alfabetização em uma escola pública do município de Patu/RN. A pesquisa foi realizada no Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018. A análise teórica, documental e empírica seguiu os princípios do método histórico dialético. Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns princípios que constituem os conceitos orientados pelo PNAIC, mas outros se encontram em processo de internalização.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo histórico-dialéticoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10280710.21573/vol36n22020.102807REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 600-621Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 600-621Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 600-6212447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102807/58113Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares Aureliano, Francisca Edilma BragaSilva Júnior, Luiz Carlos da Costa2020-08-19T17:55:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/102807Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2020-08-19T17:55:50Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
title A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
spellingShingle A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
Soares Aureliano, Francisca Edilma Braga
Política de Formação. Formação continuada. Aprendizagem docente.
title_short A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
title_full A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
title_fullStr A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
title_full_unstemmed A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
title_sort A política de formação continuada do pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a aprendizagem dos alfabetizadores cursistas
author Soares Aureliano, Francisca Edilma Braga
author_facet Soares Aureliano, Francisca Edilma Braga
Silva Júnior, Luiz Carlos da Costa
author_role author
author2 Silva Júnior, Luiz Carlos da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Aureliano, Francisca Edilma Braga
Silva Júnior, Luiz Carlos da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Formação. Formação continuada. Aprendizagem docente.
topic Política de Formação. Formação continuada. Aprendizagem docente.
description Este trabalho objetiva analisar às aprendizagens construídas no contexto do PNAIC por professoras que lecionam no ciclo de alfabetização em uma escola pública do município de Patu/RN. A pesquisa foi realizada no Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte entre 2017 e 2018. A análise teórica, documental e empírica seguiu os princípios do método histórico dialético. Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns princípios que constituem os conceitos orientados pelo PNAIC, mas outros se encontram em processo de internalização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método histórico-dialético
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102807
10.21573/vol36n22020.102807
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102807
identifier_str_mv 10.21573/vol36n22020.102807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/102807/58113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 600-621
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 600-621
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 600-621
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372161421312