Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cóssio, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Hypolito, Álvaro Moreira, Leite, Maria Cecilia Lorea, Dall´Igna, Maria Antonieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19720
Resumo: O texto objetiva refletir sobre as relações de poder que permeiam as decisões no campo educacional no sentido de ampliar a compreensão do conceito e das práticas de gestão democrática. Inicialmente se enfoca a trajetória de concepções sobre gestão escolar, salientando ressignificações. A seguir, dialoga-se com as idéias de Boaventura Santos e de Laclau e Mouffe, realçando possibilidades emancipatórias, através de racionalidades não hegemônicas. Por fim, relatam-se experiências emergentes de uma escola municipal de Pelotas, buscando tornar visíveis iniciativas em favor da emancipação.
id UFRGS-22_0b53ba0d5575809f42cf5292d4cd02f2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19720
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipaçãoO texto objetiva refletir sobre as relações de poder que permeiam as decisões no campo educacional no sentido de ampliar a compreensão do conceito e das práticas de gestão democrática. Inicialmente se enfoca a trajetória de concepções sobre gestão escolar, salientando ressignificações. A seguir, dialoga-se com as idéias de Boaventura Santos e de Laclau e Mouffe, realçando possibilidades emancipatórias, através de racionalidades não hegemônicas. Por fim, relatam-se experiências emergentes de uma escola municipal de Pelotas, buscando tornar visíveis iniciativas em favor da emancipação.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1972010.21573/vol26n22010.19720REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 26 No. 2 (2010)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2010)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 26 n. 2 (2010)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19720/11491Cóssio, Maria de FátimaHypolito, Álvaro MoreiraLeite, Maria Cecilia LoreaDall´Igna, Maria Antonietainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-13T21:30:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/19720Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-13T21:30Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
title Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
spellingShingle Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
Cóssio, Maria de Fátima
title_short Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
title_full Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
title_fullStr Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
title_full_unstemmed Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
title_sort Gestão educacional e reinvenção da democracia: questões sobre regulação e emancipação
author Cóssio, Maria de Fátima
author_facet Cóssio, Maria de Fátima
Hypolito, Álvaro Moreira
Leite, Maria Cecilia Lorea
Dall´Igna, Maria Antonieta
author_role author
author2 Hypolito, Álvaro Moreira
Leite, Maria Cecilia Lorea
Dall´Igna, Maria Antonieta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cóssio, Maria de Fátima
Hypolito, Álvaro Moreira
Leite, Maria Cecilia Lorea
Dall´Igna, Maria Antonieta
description O texto objetiva refletir sobre as relações de poder que permeiam as decisões no campo educacional no sentido de ampliar a compreensão do conceito e das práticas de gestão democrática. Inicialmente se enfoca a trajetória de concepções sobre gestão escolar, salientando ressignificações. A seguir, dialoga-se com as idéias de Boaventura Santos e de Laclau e Mouffe, realçando possibilidades emancipatórias, através de racionalidades não hegemônicas. Por fim, relatam-se experiências emergentes de uma escola municipal de Pelotas, buscando tornar visíveis iniciativas em favor da emancipação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19720
10.21573/vol26n22010.19720
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19720
identifier_str_mv 10.21573/vol26n22010.19720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19720/11491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 26 No. 2 (2010)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2010)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 26 n. 2 (2010)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370225750016