ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdian, Graziela Zambão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Viviane Izaías de, Hojas, Viviani Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108393
Resumo: O objetivo foi analisar as práticas discursivas construídas sobre política, gestão e democracia por diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista ocupadas em 2015/2016 contra a política governamental de reorganização escolar. O material é resultante de entrevistas com integrantes de diferentes segmentos das duas escolas pesquisadas e o referencial teórico a Teoria do Discurso. A experiência nas ocupações teve grande importância na ressignificação da escola e das categorias em tela e a Teoria do Discurso pôde contribuir com o avanço no conhecimento da área.
id UFRGS-22_16fe0f03ab986ded06a622061e18a85b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108393
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIASEscolas paulistas ocupadas. Políticas e Democracias. Teoria do Discurso. Gestão escolar.O objetivo foi analisar as práticas discursivas construídas sobre política, gestão e democracia por diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista ocupadas em 2015/2016 contra a política governamental de reorganização escolar. O material é resultante de entrevistas com integrantes de diferentes segmentos das duas escolas pesquisadas e o referencial teórico a Teoria do Discurso. A experiência nas ocupações teve grande importância na ressignificação da escola e das categorias em tela e a Teoria do Discurso pôde contribuir com o avanço no conhecimento da área.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeoria de Discursoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10839310.21573/vol37n22021.108393REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 1071-1091Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 1071-1091Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 1071-10912447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108393/64417Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdian, Graziela ZambãoCarvalho, Viviane Izaías deHojas, Viviani Fernanda2021-09-16T16:51:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/108393Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
title ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
spellingShingle ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
Abdian, Graziela Zambão
Escolas paulistas ocupadas. Políticas e Democracias. Teoria do Discurso. Gestão escolar.
title_short ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
title_full ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
title_fullStr ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
title_full_unstemmed ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
title_sort ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS
author Abdian, Graziela Zambão
author_facet Abdian, Graziela Zambão
Carvalho, Viviane Izaías de
Hojas, Viviani Fernanda
author_role author
author2 Carvalho, Viviane Izaías de
Hojas, Viviani Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdian, Graziela Zambão
Carvalho, Viviane Izaías de
Hojas, Viviani Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas paulistas ocupadas. Políticas e Democracias. Teoria do Discurso. Gestão escolar.
topic Escolas paulistas ocupadas. Políticas e Democracias. Teoria do Discurso. Gestão escolar.
description O objetivo foi analisar as práticas discursivas construídas sobre política, gestão e democracia por diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista ocupadas em 2015/2016 contra a política governamental de reorganização escolar. O material é resultante de entrevistas com integrantes de diferentes segmentos das duas escolas pesquisadas e o referencial teórico a Teoria do Discurso. A experiência nas ocupações teve grande importância na ressignificação da escola e das categorias em tela e a Teoria do Discurso pôde contribuir com o avanço no conhecimento da área.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Teoria de Discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108393
10.21573/vol37n22021.108393
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108393
identifier_str_mv 10.21573/vol37n22021.108393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108393/64417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 1071-1091
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 1071-1091
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 1071-1091
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372631183360