Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos institutos federais de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Stenio Wagner Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Erico Veras, Correia Neto, Jocildo Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101223
Resumo: O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisadas conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto que, em 2014, ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.
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