PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Nelson Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70262
Resumo: O estudo apresenta uma análise da Proposta de Emenda à Constituição no 241, a PEC 241, que procura instituir um Novo Regime Fiscal no Brasil, por 20 anos, em que as despesas com o pagamento de pessoal e encargos sociais, outras despesas correntes, investimentos e inversões financeiras num determinado ano, a partir de 2017, tenham como limite para seus reajustes a inflação do ano anterior. Nesse ambiente de restrições, de longa duração, procura-se discutir se há viabilidade para que se cumpram as metas do PNE 2014-2024, ou estará decretada a sua “morte”. Mostra-se, ainda, o poder da PEC de diminuição dos recursos educacionais quando é examinado o que ocorreria se os recursos financeiros de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) e os das Universidades Federais estivessem sujeitos a regras semelhantes à da PEC desde os anos de 1990. As conclusões são alarmantes: o PNE estará “morto” e o poder é de total “destruição”.
id UFRGS-22_35d9ce7e1623246cb8c570238a5518ad
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/70262
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionaisPEC 241inflaçãoeducaçãofinanciamento.O estudo apresenta uma análise da Proposta de Emenda à Constituição no 241, a PEC 241, que procura instituir um Novo Regime Fiscal no Brasil, por 20 anos, em que as despesas com o pagamento de pessoal e encargos sociais, outras despesas correntes, investimentos e inversões financeiras num determinado ano, a partir de 2017, tenham como limite para seus reajustes a inflação do ano anterior. Nesse ambiente de restrições, de longa duração, procura-se discutir se há viabilidade para que se cumpram as metas do PNE 2014-2024, ou estará decretada a sua “morte”. Mostra-se, ainda, o poder da PEC de diminuição dos recursos educacionais quando é examinado o que ocorreria se os recursos financeiros de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) e os das Universidades Federais estivessem sujeitos a regras semelhantes à da PEC desde os anos de 1990. As conclusões são alarmantes: o PNE estará “morto” e o poder é de total “destruição”.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7026210.21573/vol32n32016.70262REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 653 - 673Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 653 - 673Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 653 - 6732447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70262/39677Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Nelson Cardoso2016-12-21T21:31:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/70262Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-12-21T21:31:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
title PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
spellingShingle PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
Amaral, Nelson Cardoso
PEC 241
inflação
educação
financiamento.
title_short PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
title_full PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
title_fullStr PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
title_full_unstemmed PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
title_sort PEC 241/55: a “morte” do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos recursos educacionais
author Amaral, Nelson Cardoso
author_facet Amaral, Nelson Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Nelson Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv PEC 241
inflação
educação
financiamento.
topic PEC 241
inflação
educação
financiamento.
description O estudo apresenta uma análise da Proposta de Emenda à Constituição no 241, a PEC 241, que procura instituir um Novo Regime Fiscal no Brasil, por 20 anos, em que as despesas com o pagamento de pessoal e encargos sociais, outras despesas correntes, investimentos e inversões financeiras num determinado ano, a partir de 2017, tenham como limite para seus reajustes a inflação do ano anterior. Nesse ambiente de restrições, de longa duração, procura-se discutir se há viabilidade para que se cumpram as metas do PNE 2014-2024, ou estará decretada a sua “morte”. Mostra-se, ainda, o poder da PEC de diminuição dos recursos educacionais quando é examinado o que ocorreria se os recursos financeiros de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) e os das Universidades Federais estivessem sujeitos a regras semelhantes à da PEC desde os anos de 1990. As conclusões são alarmantes: o PNE estará “morto” e o poder é de total “destruição”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70262
10.21573/vol32n32016.70262
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70262
identifier_str_mv 10.21573/vol32n32016.70262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70262/39677
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 653 - 673
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 653 - 673
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 3 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 653 - 673
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371600433152