Dimensões da desigualdade educacional no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
DOI: | 10.21573/vol31n32015.60121 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/60121 |
Resumo: | Analisa três dimensões da desigualdade educacional: de acesso, de tratamento e de conhecimentos. Examina a concepção de igualdade associada a cada dimensão, as principais políticas públicas que visam a reduzi-las e os indicadores utilizados para medi-las. Depois é feita uma discussão sobre a interdependência entre elas e o deslocamento da desigualdade pelas dimensões e níveis de ensino. Conclui-se pela necessidade de um exame mais profundo dos fatores explicativos e consequências de cada dimensão e, ainda, de se discutir os meios mais adequados para a redução da desigualdade educacional. |
id |
UFRGS-22_3e71e33aae3d180ffccaa8f4a3be1391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/60121 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
spelling |
Dimensões da desigualdade educacional no BrasilDesigualdade educacionaldireito à Educaçãoqualidade Educacionalpolíticas educacionais.Analisa três dimensões da desigualdade educacional: de acesso, de tratamento e de conhecimentos. Examina a concepção de igualdade associada a cada dimensão, as principais políticas públicas que visam a reduzi-las e os indicadores utilizados para medi-las. Depois é feita uma discussão sobre a interdependência entre elas e o deslocamento da desigualdade pelas dimensões e níveis de ensino. Conclui-se pela necessidade de um exame mais profundo dos fatores explicativos e consequências de cada dimensão e, ainda, de se discutir os meios mais adequados para a redução da desigualdade educacional.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise teórica e diagnósticoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6012110.21573/vol31n32015.60121REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 511 - 530Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 511 - 530Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 511 - 5302447-41931678-166X10.21573/vol31n32015reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/60121/37016Sampaio, Gabriela Thomazinho ClementinoOliveira, Romualdo Luiz Portela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-22T16:38:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/60121Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-22T16:38:51Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
title |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
spellingShingle |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil Dimensões da desigualdade educacional no Brasil Sampaio, Gabriela Thomazinho Clementino Desigualdade educacional direito à Educação qualidade Educacional políticas educacionais. Sampaio, Gabriela Thomazinho Clementino Desigualdade educacional direito à Educação qualidade Educacional políticas educacionais. |
title_short |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
title_full |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
title_fullStr |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
title_full_unstemmed |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
title_sort |
Dimensões da desigualdade educacional no Brasil |
author |
Sampaio, Gabriela Thomazinho Clementino |
author_facet |
Sampaio, Gabriela Thomazinho Clementino Sampaio, Gabriela Thomazinho Clementino Oliveira, Romualdo Luiz Portela de Oliveira, Romualdo Luiz Portela de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Gabriela Thomazinho Clementino Oliveira, Romualdo Luiz Portela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade educacional direito à Educação qualidade Educacional políticas educacionais. |
topic |
Desigualdade educacional direito à Educação qualidade Educacional políticas educacionais. |
description |
Analisa três dimensões da desigualdade educacional: de acesso, de tratamento e de conhecimentos. Examina a concepção de igualdade associada a cada dimensão, as principais políticas públicas que visam a reduzi-las e os indicadores utilizados para medi-las. Depois é feita uma discussão sobre a interdependência entre elas e o deslocamento da desigualdade pelas dimensões e níveis de ensino. Conclui-se pela necessidade de um exame mais profundo dos fatores explicativos e consequências de cada dimensão e, ainda, de se discutir os meios mais adequados para a redução da desigualdade educacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise teórica e diagnóstico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/60121 10.21573/vol31n32015.60121 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/60121 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol31n32015.60121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/60121/37016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 31 No. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 511 - 530 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 31 Núm. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 511 - 530 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 31 n. 3 (2015): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 511 - 530 2447-4193 1678-166X 10.21573/vol31n32015 reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1822182834472747009 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21573/vol31n32015.60121 |