Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648 |
Resumo: | O artigo discute o papel dos Planos Municipais de Educação (PME) na organização do Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura. Os resultados evidenciam que o PAR define a priori, o que deve ser executado pelo município, fragilizando a sua autonomia e a gestão democrática, mas vem contribuindo para consolidar práticas de planejamento. Em Mossoró e Natal, o PAR constituiu-se em referencial para o acompanhamento e avaliação dos PME já existentes, contribuindo, assim, para dinamização da construção do SNE. |
id |
UFRGS-22_4a1b2d144b11f829078ef4d5c4046548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/62648 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PARPARgestão educacionalplanos municipais.O artigo discute o papel dos Planos Municipais de Educação (PME) na organização do Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura. Os resultados evidenciam que o PAR define a priori, o que deve ser executado pelo município, fragilizando a sua autonomia e a gestão democrática, mas vem contribuindo para consolidar práticas de planejamento. Em Mossoró e Natal, o PAR constituiu-se em referencial para o acompanhamento e avaliação dos PME já existentes, contribuindo, assim, para dinamização da construção do SNE.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionO artigo considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6264810.21573/vol32n012016.62648REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648/37750Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Antônio CabralCastro, Alda Maria Duarte AraujoGarcia, Luciane Terra dos Santos2016-06-23T16:51:02Zoai:seer.ufrgs.br:article/62648Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-23T16:51:02Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
title |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
spellingShingle |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR Neto, Antônio Cabral PAR gestão educacional planos municipais. |
title_short |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
title_full |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
title_fullStr |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
title_full_unstemmed |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
title_sort |
Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR |
author |
Neto, Antônio Cabral |
author_facet |
Neto, Antônio Cabral Castro, Alda Maria Duarte Araujo Garcia, Luciane Terra dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Alda Maria Duarte Araujo Garcia, Luciane Terra dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Antônio Cabral Castro, Alda Maria Duarte Araujo Garcia, Luciane Terra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PAR gestão educacional planos municipais. |
topic |
PAR gestão educacional planos municipais. |
description |
O artigo discute o papel dos Planos Municipais de Educação (PME) na organização do Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura. Os resultados evidenciam que o PAR define a priori, o que deve ser executado pelo município, fragilizando a sua autonomia e a gestão democrática, mas vem contribuindo para consolidar práticas de planejamento. Em Mossoró e Natal, o PAR constituiu-se em referencial para o acompanhamento e avaliação dos PME já existentes, contribuindo, assim, para dinamização da construção do SNE. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion O artigo considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648 10.21573/vol32n012016.62648 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol32n012016.62648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648/37750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371256500224 |