Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Antônio Cabral
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castro, Alda Maria Duarte Araujo, Garcia, Luciane Terra dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648
Resumo: O artigo discute o papel dos Planos Municipais de Educação (PME) na organização do Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura. Os resultados evidenciam que o PAR define a priori, o que deve ser executado pelo município, fragilizando a sua autonomia e a gestão democrática, mas vem contribuindo para consolidar práticas de planejamento. Em Mossoró e Natal, o PAR constituiu-se em referencial para o acompanhamento e avaliação dos PME já existentes, contribuindo, assim, para dinamização da construção do SNE.
id UFRGS-22_4a1b2d144b11f829078ef4d5c4046548
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/62648
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PARPARgestão educacionalplanos municipais.O artigo discute o papel dos Planos Municipais de Educação (PME) na organização do Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura. Os resultados evidenciam que o PAR define a priori, o que deve ser executado pelo município, fragilizando a sua autonomia e a gestão democrática, mas vem contribuindo para consolidar práticas de planejamento. Em Mossoró e Natal, o PAR constituiu-se em referencial para o acompanhamento e avaliação dos PME já existentes, contribuindo, assim, para dinamização da construção do SNE.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionO artigo considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6264810.21573/vol32n012016.62648REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-672447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648/37750Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Antônio CabralCastro, Alda Maria Duarte AraujoGarcia, Luciane Terra dos Santos2016-06-23T16:51:02Zoai:seer.ufrgs.br:article/62648Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-23T16:51:02Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
title Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
spellingShingle Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
Neto, Antônio Cabral
PAR
gestão educacional
planos municipais.
title_short Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
title_full Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
title_fullStr Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
title_full_unstemmed Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
title_sort Plano Municipal de Educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR
author Neto, Antônio Cabral
author_facet Neto, Antônio Cabral
Castro, Alda Maria Duarte Araujo
Garcia, Luciane Terra dos Santos
author_role author
author2 Castro, Alda Maria Duarte Araujo
Garcia, Luciane Terra dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Antônio Cabral
Castro, Alda Maria Duarte Araujo
Garcia, Luciane Terra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv PAR
gestão educacional
planos municipais.
topic PAR
gestão educacional
planos municipais.
description O artigo discute o papel dos Planos Municipais de Educação (PME) na organização do Sistema Nacional de Educação (SNE). Considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura. Os resultados evidenciam que o PAR define a priori, o que deve ser executado pelo município, fragilizando a sua autonomia e a gestão democrática, mas vem contribuindo para consolidar práticas de planejamento. Em Mossoró e Natal, o PAR constituiu-se em referencial para o acompanhamento e avaliação dos PME já existentes, contribuindo, assim, para dinamização da construção do SNE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
O artigo considera o Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios norte-rio-grandenses, na dimensão da gestão educacional. Utilizaram-se como procedimentos a análise documental e a revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648
10.21573/vol32n012016.62648
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648
identifier_str_mv 10.21573/vol32n012016.62648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62648/37750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 47-67
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371256500224