Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strelec, Thamara Caroline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Valeriano Mendes Ferreira, Calderon, Raquel Gallego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80404
Resumo: Partindo da inexistência no Brasil de consórcios públicos exclusivamente de educação nos termos da Lei de Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005), este artigo toma como referência o Consórcio de Educación de Barcelona, experiência única na Espanha de gestão compartilhada de redes públicas de ensino entre governos, com o objetivo de compreender seu modelo de gestão e identificar seus resultados e desafios. Por meio de um estudo de caso, constataram-se limitações para a implementação de programas e desafios oriundos das preferências e herança dos governos, embora o consórcio tenha permitido a superação de problemas na cobertura da rede de atendimento e de sobreposições na gestão
id UFRGS-22_682be7ac23198330df8f5a483598cae1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/80404
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicosCooperação intergovernamentalConsórcios PúblicosConsórcio de EducaçãoPolíticas Públicas Educacionais.Partindo da inexistência no Brasil de consórcios públicos exclusivamente de educação nos termos da Lei de Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005), este artigo toma como referência o Consórcio de Educación de Barcelona, experiência única na Espanha de gestão compartilhada de redes públicas de ensino entre governos, com o objetivo de compreender seu modelo de gestão e identificar seus resultados e desafios. Por meio de um estudo de caso, constataram-se limitações para a implementação de programas e desafios oriundos das preferências e herança dos governos, embora o consórcio tenha permitido a superação de problemas na cobertura da rede de atendimento e de sobreposições na gestãoANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica, documental e estudo de casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8040410.21573/vol34n32018.80404REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 689 - 710Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 689 - 710Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 689 - 7102447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80404/51686Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessStrelec, Thamara CarolineCosta, Valeriano Mendes FerreiraCalderon, Raquel Gallego2019-01-10T17:55:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/80404Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-01-10T17:55:14Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
title Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
spellingShingle Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
Strelec, Thamara Caroline
Cooperação intergovernamental
Consórcios Públicos
Consórcio de Educação
Políticas Públicas Educacionais.
title_short Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
title_full Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
title_fullStr Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
title_full_unstemmed Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
title_sort Consórcio de educação de Barcelona: evidências de gestão compartilhada de serviços educativos via consórcios públicos
author Strelec, Thamara Caroline
author_facet Strelec, Thamara Caroline
Costa, Valeriano Mendes Ferreira
Calderon, Raquel Gallego
author_role author
author2 Costa, Valeriano Mendes Ferreira
Calderon, Raquel Gallego
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strelec, Thamara Caroline
Costa, Valeriano Mendes Ferreira
Calderon, Raquel Gallego
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação intergovernamental
Consórcios Públicos
Consórcio de Educação
Políticas Públicas Educacionais.
topic Cooperação intergovernamental
Consórcios Públicos
Consórcio de Educação
Políticas Públicas Educacionais.
description Partindo da inexistência no Brasil de consórcios públicos exclusivamente de educação nos termos da Lei de Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005), este artigo toma como referência o Consórcio de Educación de Barcelona, experiência única na Espanha de gestão compartilhada de redes públicas de ensino entre governos, com o objetivo de compreender seu modelo de gestão e identificar seus resultados e desafios. Por meio de um estudo de caso, constataram-se limitações para a implementação de programas e desafios oriundos das preferências e herança dos governos, embora o consórcio tenha permitido a superação de problemas na cobertura da rede de atendimento e de sobreposições na gestão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80404
10.21573/vol34n32018.80404
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80404
identifier_str_mv 10.21573/vol34n32018.80404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80404/51686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 689 - 710
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 689 - 710
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 3 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 689 - 710
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371674882048