PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Lucilia Augusta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113259
Resumo: Este artigo objetiva articular categorias do pensamento freiriano, conscientização e compromisso, com a construção de alternativas de intervenção, no cenário atual de desmonte e retrocesso, em perspectiva contra-hegemônica e emancipadora. Freire (1967, 1979ª. 1979b) norteia a análise deste momento de transição, polarização e desafios, em movimento de reafirmação da dimensão política do fenômeno educativo e sua função social. As sínteses, dadas as incertezas do cenário em análise, permanecem abertas, em movimento de construção dialógica, em defesa da educação pública, da democracia e da vida.
id UFRGS-22_6b579ff23236b361c9c22bfabd0a1a4d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113259
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDAconscientizaçãocompromisso socialdimensão políticaeducação públicaEste artigo objetiva articular categorias do pensamento freiriano, conscientização e compromisso, com a construção de alternativas de intervenção, no cenário atual de desmonte e retrocesso, em perspectiva contra-hegemônica e emancipadora. Freire (1967, 1979ª. 1979b) norteia a análise deste momento de transição, polarização e desafios, em movimento de reafirmação da dimensão política do fenômeno educativo e sua função social. As sínteses, dadas as incertezas do cenário em análise, permanecem abertas, em movimento de construção dialógica, em defesa da educação pública, da democracia e da vida.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11325910.21573/vol37n22021.113259REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 736-752Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 736-752Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 736-7522447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113259/64400Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLino, Lucilia AugustaArruda, Maria da Conceição Calmon2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113259Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
title PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
spellingShingle PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
Lino, Lucilia Augusta
conscientização
compromisso social
dimensão política
educação pública
title_short PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
title_full PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
title_fullStr PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
title_full_unstemmed PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
title_sort PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA
author Lino, Lucilia Augusta
author_facet Lino, Lucilia Augusta
Arruda, Maria da Conceição Calmon
author_role author
author2 Arruda, Maria da Conceição Calmon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Lucilia Augusta
Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.subject.por.fl_str_mv conscientização
compromisso social
dimensão política
educação pública
topic conscientização
compromisso social
dimensão política
educação pública
description Este artigo objetiva articular categorias do pensamento freiriano, conscientização e compromisso, com a construção de alternativas de intervenção, no cenário atual de desmonte e retrocesso, em perspectiva contra-hegemônica e emancipadora. Freire (1967, 1979ª. 1979b) norteia a análise deste momento de transição, polarização e desafios, em movimento de reafirmação da dimensão política do fenômeno educativo e sua função social. As sínteses, dadas as incertezas do cenário em análise, permanecem abertas, em movimento de construção dialógica, em defesa da educação pública, da democracia e da vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113259
10.21573/vol37n22021.113259
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113259
identifier_str_mv 10.21573/vol37n22021.113259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113259/64400
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 736-752
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 736-752
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 736-752
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372710875136