PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardoim, Roberta Lopes Alfradique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chaves, Iduina Mont'alverne Braun
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96125
Resumo: Este artigo apresenta o sentido da experiência do PIBID com a UFF e as  suas contribuições para os professores, para a escola e para as licenciaturas. O estudo se fundamenta na Complexidade de Morin, nos estudos sociológicos de Maffesoli, nos antropológicos de Durand e na Pesquisa Narrativa de Chaves.  As conclusões apontam para o potencial formativo do PIBID que não se restringe ao âmbito da formação inicial, alcançando também, a formação continuada, e para a contribuição de um processo de (auto/trans)formação que revitalizou e regenerou os modos de pensar, sentir e agir dos sujeitos envolvidos.
id UFRGS-22_6d93a22c8fcf12740c65edd8c1ba3a0d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/96125
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcasPIBID UFFComplexidadePesquisa NarrativaFormaçãoEste artigo apresenta o sentido da experiência do PIBID com a UFF e as  suas contribuições para os professores, para a escola e para as licenciaturas. O estudo se fundamenta na Complexidade de Morin, nos estudos sociológicos de Maffesoli, nos antropológicos de Durand e na Pesquisa Narrativa de Chaves.  As conclusões apontam para o potencial formativo do PIBID que não se restringe ao âmbito da formação inicial, alcançando também, a formação continuada, e para a contribuição de um processo de (auto/trans)formação que revitalizou e regenerou os modos de pensar, sentir e agir dos sujeitos envolvidos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9612510.21573/vol35n32019.96125REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 896Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 896Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 8962447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96125/55518Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessHardoim, Roberta Lopes AlfradiqueChaves, Iduina Mont'alverne Braun2019-12-31T19:05:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/96125Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-12-31T19:05:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
title PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
spellingShingle PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
Hardoim, Roberta Lopes Alfradique
PIBID UFF
Complexidade
Pesquisa Narrativa
Formação
title_short PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
title_full PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
title_fullStr PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
title_full_unstemmed PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
title_sort PIBID CAPES-MEC e PIBID UFF-COLUNI – políticas públicas, história, trajetórias e marcas
author Hardoim, Roberta Lopes Alfradique
author_facet Hardoim, Roberta Lopes Alfradique
Chaves, Iduina Mont'alverne Braun
author_role author
author2 Chaves, Iduina Mont'alverne Braun
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hardoim, Roberta Lopes Alfradique
Chaves, Iduina Mont'alverne Braun
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID UFF
Complexidade
Pesquisa Narrativa
Formação
topic PIBID UFF
Complexidade
Pesquisa Narrativa
Formação
description Este artigo apresenta o sentido da experiência do PIBID com a UFF e as  suas contribuições para os professores, para a escola e para as licenciaturas. O estudo se fundamenta na Complexidade de Morin, nos estudos sociológicos de Maffesoli, nos antropológicos de Durand e na Pesquisa Narrativa de Chaves.  As conclusões apontam para o potencial formativo do PIBID que não se restringe ao âmbito da formação inicial, alcançando também, a formação continuada, e para a contribuição de um processo de (auto/trans)formação que revitalizou e regenerou os modos de pensar, sentir e agir dos sujeitos envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96125
10.21573/vol35n32019.96125
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96125
identifier_str_mv 10.21573/vol35n32019.96125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96125/55518
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 896
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 896
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 896
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372097458176