A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
DOI: | 10.21573/vol30n22014.53674 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma leitura das heranças legadas pelo regimeda ditadura militar no Brasil (1964-1985) à gestão da educação no país. O textoapresenta um contexto da educação no período mencionado e, na sequência, enfatizaa tecnocracia como o elemento determinante na concepção de gestão educacionaldesenvolvida à época. O artigo ainda analisa as consequências desta concepção paraa gestão da escola atual, bem como dos sistemas de ensino. As conclusões apontampara uma herança ainda forte na gestão da escola, com o domínio centrado em umaconcepção técnica de diretor escolar mas, ao mesmo tempo, para a superação dolegado da ditadura militar, no que tange à gestão dos sistemas de ensino, em particularno que se refere às formas e razões para o planejamento educacional. |
id |
UFRGS-22_757e6f1f755dd51d467a0c7bc8ee163d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/53674 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
spelling |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditaduraEste artigo apresenta uma leitura das heranças legadas pelo regimeda ditadura militar no Brasil (1964-1985) à gestão da educação no país. O textoapresenta um contexto da educação no período mencionado e, na sequência, enfatizaa tecnocracia como o elemento determinante na concepção de gestão educacionaldesenvolvida à época. O artigo ainda analisa as consequências desta concepção paraa gestão da escola atual, bem como dos sistemas de ensino. As conclusões apontampara uma herança ainda forte na gestão da escola, com o domínio centrado em umaconcepção técnica de diretor escolar mas, ao mesmo tempo, para a superação dolegado da ditadura militar, no que tange à gestão dos sistemas de ensino, em particularno que se refere às formas e razões para o planejamento educacional.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/5367410.21573/vol30n22014.53674REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 30 No. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 30 n. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674/33089Souza, Ângelo Ricardo deTavares, Taís Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-06T15:47:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/53674Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2015-08-06T15:47:25Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
title |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
spellingShingle |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura Souza, Ângelo Ricardo de Souza, Ângelo Ricardo de |
title_short |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
title_full |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
title_fullStr |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
title_full_unstemmed |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
title_sort |
A gestão educacional no Brasil: os legados da ditadura |
author |
Souza, Ângelo Ricardo de |
author_facet |
Souza, Ângelo Ricardo de Souza, Ângelo Ricardo de Tavares, Taís Moura Tavares, Taís Moura |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Taís Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ângelo Ricardo de Tavares, Taís Moura |
description |
Este artigo apresenta uma leitura das heranças legadas pelo regimeda ditadura militar no Brasil (1964-1985) à gestão da educação no país. O textoapresenta um contexto da educação no período mencionado e, na sequência, enfatizaa tecnocracia como o elemento determinante na concepção de gestão educacionaldesenvolvida à época. O artigo ainda analisa as consequências desta concepção paraa gestão da escola atual, bem como dos sistemas de ensino. As conclusões apontampara uma herança ainda forte na gestão da escola, com o domínio centrado em umaconcepção técnica de diretor escolar mas, ao mesmo tempo, para a superação dolegado da ditadura militar, no que tange à gestão dos sistemas de ensino, em particularno que se refere às formas e razões para o planejamento educacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674 10.21573/vol30n22014.53674 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol30n22014.53674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53674/33089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 30 No. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 30 n. 2 (2014): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1822182834441289728 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21573/vol30n22014.53674 |