Escola militar para quem? O processo de militarização das escolas na rede estadual de ensino do Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marina Gleika Felipe
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Samara de Oliveira, Almeida, Lucine Rodrigues Vasconcelos Borges de, dos Santos Soares, Lucineide Maria, da Cruz, Rosana Evangelsita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96132
Resumo: Esse artigo objetiva analisar as condições para o acesso e permanência na escola militarizada, o padrão de qualidade, os recursos financeiros, pedagógicos, administrativos e de gestão investidos pela SEDUC-PI. Neste estudo, delineamos o processo de militarização das escolas da Educação Básica da Rede Estadual Pública do Piauí de 2015 até os dias atuais, caracterizando a primeira escola militar do Estado do Piauí, assim como denunciando o caráter antidemocrático dessa escola e, por fim, o Projeto de Lei nº 51 de 26/03/2019 de expansão da militarização que está tramitando na ALEPI. Os resultados apresentados evidenciam que o tratamento por parte da SEDUC-PI no processo de gestão e financiamento na escola militarizada é diferenciado, com investimento como “modelo” de um padrão de qualidade em detrimento das demais escolas da rede estadual de educação.
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