Curso de Pedagogia ou Normal Superior?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19128 |
Resumo: | Análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, salientando contradições presentes nas normas que regulamentam a formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais e expressam acordos possíveis. A hipótese é que divergências favorecem modelos curriculares que acomodam interesses diversos, tanto públicos como mercantis. Conclui que a simples tradução do Pedagogo para o docente de educação infantil e anos iniciais, do magistério de nível médio e de cursos técnicos reduz o Curso de Pedagogia a um Curso Normal Superior. Destaca o caráter pragmático e utilitarista da formação proposta, identificando-a com a epistemologia da prática. |
id |
UFRGS-22_813bf9af643e53288ea10bc24c12a5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19128 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior?Análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, salientando contradições presentes nas normas que regulamentam a formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais e expressam acordos possíveis. A hipótese é que divergências favorecem modelos curriculares que acomodam interesses diversos, tanto públicos como mercantis. Conclui que a simples tradução do Pedagogo para o docente de educação infantil e anos iniciais, do magistério de nível médio e de cursos técnicos reduz o Curso de Pedagogia a um Curso Normal Superior. Destaca o caráter pragmático e utilitarista da formação proposta, identificando-a com a epistemologia da prática.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1912810.21573/vol23n22007.19128REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19128/11123Kuenzer, Acácia ZeneidaRodrigues, Marli de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:40:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/19128Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:40:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
title |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
spellingShingle |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? Kuenzer, Acácia Zeneida |
title_short |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
title_full |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
title_fullStr |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
title_full_unstemmed |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
title_sort |
Curso de Pedagogia ou Normal Superior? |
author |
Kuenzer, Acácia Zeneida |
author_facet |
Kuenzer, Acácia Zeneida Rodrigues, Marli de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Marli de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuenzer, Acácia Zeneida Rodrigues, Marli de Fátima |
description |
Análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, salientando contradições presentes nas normas que regulamentam a formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais e expressam acordos possíveis. A hipótese é que divergências favorecem modelos curriculares que acomodam interesses diversos, tanto públicos como mercantis. Conclui que a simples tradução do Pedagogo para o docente de educação infantil e anos iniciais, do magistério de nível médio e de cursos técnicos reduz o Curso de Pedagogia a um Curso Normal Superior. Destaca o caráter pragmático e utilitarista da formação proposta, identificando-a com a epistemologia da prática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19128 10.21573/vol23n22007.19128 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19128 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol23n22007.19128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19128/11123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 23 No. 2 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 23 Núm. 2 (2007) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 23 n. 2 (2007) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369697267712 |