Curso de Pedagogia ou Normal Superior?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuenzer, Acácia Zeneida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Marli de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19128
Resumo: Análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, salientando contradições presentes nas normas que regulamentam a formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais e expressam acordos possíveis. A hipótese é que divergências favorecem modelos curriculares que acomodam interesses diversos, tanto públicos como mercantis. Conclui que a simples tradução do Pedagogo para o docente de educação infantil e anos iniciais, do magistério de nível médio e de cursos técnicos reduz o Curso de Pedagogia a um Curso Normal Superior. Destaca o caráter pragmático e utilitarista da formação proposta, identificando-a com a epistemologia da prática.
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