A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75846 |
Resumo: | O trabalho analisa a função de diretor de escola pública no Estado do Acre e sua política de formação e remuneração, no período de 1996 a 2016. A análise se fundamenta em pesquisa bibliográfica, documental e empírica, contando com o aporte teórico dos estudos de Paro (2000, 2003, 2015); Souza (2006; 2010a; 2010b); Oliveira (2004, 2005, 2010 e 2015); Ball (1998); Cruz (2015); Melo (2010) dentre outros. Os aspectos conclusivos da pesquisa indicam que a função não atende aos anseios dos diretores. A formação é considerada insuficiente e a remuneração baixa, diante das responsabilidades que os diretores passaram a ter no conjunto das reformas educacionais ensejadas por uma nova gestão pública. |
id |
UFRGS-22_a4a8af7040af55fe2d2fb89b825ba7f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/75846 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneraçãoDiretor de escolapolítica de formaçãopolítica de remuneração.O trabalho analisa a função de diretor de escola pública no Estado do Acre e sua política de formação e remuneração, no período de 1996 a 2016. A análise se fundamenta em pesquisa bibliográfica, documental e empírica, contando com o aporte teórico dos estudos de Paro (2000, 2003, 2015); Souza (2006; 2010a; 2010b); Oliveira (2004, 2005, 2010 e 2015); Ball (1998); Cruz (2015); Melo (2010) dentre outros. Os aspectos conclusivos da pesquisa indicam que a função não atende aos anseios dos diretores. A formação é considerada insuficiente e a remuneração baixa, diante das responsabilidades que os diretores passaram a ter no conjunto das reformas educacionais ensejadas por uma nova gestão pública.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7584610.21573/vol33n32017.75846REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 811 - 833Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 811 - 833Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 811 - 8332447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75846/46228Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lúcia de FátimaTorres, Mário Roberto Machado2017-12-31T16:26:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/75846Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-12-31T16:26:35Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
title |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
spellingShingle |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração Melo, Lúcia de Fátima Diretor de escola política de formação política de remuneração. |
title_short |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
title_full |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
title_fullStr |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
title_full_unstemmed |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
title_sort |
A função de diretor de escola pública no estado do acre e sua política de formação e remuneração |
author |
Melo, Lúcia de Fátima |
author_facet |
Melo, Lúcia de Fátima Torres, Mário Roberto Machado |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Mário Roberto Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lúcia de Fátima Torres, Mário Roberto Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor de escola política de formação política de remuneração. |
topic |
Diretor de escola política de formação política de remuneração. |
description |
O trabalho analisa a função de diretor de escola pública no Estado do Acre e sua política de formação e remuneração, no período de 1996 a 2016. A análise se fundamenta em pesquisa bibliográfica, documental e empírica, contando com o aporte teórico dos estudos de Paro (2000, 2003, 2015); Souza (2006; 2010a; 2010b); Oliveira (2004, 2005, 2010 e 2015); Ball (1998); Cruz (2015); Melo (2010) dentre outros. Os aspectos conclusivos da pesquisa indicam que a função não atende aos anseios dos diretores. A formação é considerada insuficiente e a remuneração baixa, diante das responsabilidades que os diretores passaram a ter no conjunto das reformas educacionais ensejadas por uma nova gestão pública. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75846 10.21573/vol33n32017.75846 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75846 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n32017.75846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/75846/46228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 811 - 833 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 811 - 833 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 3 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 811 - 833 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371637133312 |