A questão local: um debate para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18722 |
Resumo: | A autora analisa até que ponto o paradigma da autonomia municipal contempla, na prática, os princípios inerentes ao ideário republicano no que se refere ao direito à educação. A iinvestigação focaliza o processo de reforma do Estado no Brasil, tendo como hipótese a tendência a um modelo de democracia meramente formal nas ações relativas à oferta da educação básica. Assim, na perspectiva de uma educação republicana, discute o fenômeno político da fragmentação municipal, relacionando-o às novas diretrizes definidas pela Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 1996). Por fim, conclui que o processo de municipalização do ensino depende não apenas de políticas governamentais, mas sobretudo de um efetivo movimento em direção à redemocratização da sociedade brasileira. |
id |
UFRGS-22_b3e01fed7964786840bae71a9a19a07a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/18722 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão local: um debate para a educaçãoA autora analisa até que ponto o paradigma da autonomia municipal contempla, na prática, os princípios inerentes ao ideário republicano no que se refere ao direito à educação. A iinvestigação focaliza o processo de reforma do Estado no Brasil, tendo como hipótese a tendência a um modelo de democracia meramente formal nas ações relativas à oferta da educação básica. Assim, na perspectiva de uma educação republicana, discute o fenômeno político da fragmentação municipal, relacionando-o às novas diretrizes definidas pela Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 1996). Por fim, conclui que o processo de municipalização do ensino depende não apenas de políticas governamentais, mas sobretudo de um efetivo movimento em direção à redemocratização da sociedade brasileira. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1872210.21573/vol22n12006.18722REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 1 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2006)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 1 (2006)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18722/10945Faria, Liainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-24T17:39:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/18722Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2016-06-24T17:39:45Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão local: um debate para a educação |
title |
A questão local: um debate para a educação |
spellingShingle |
A questão local: um debate para a educação Faria, Lia |
title_short |
A questão local: um debate para a educação |
title_full |
A questão local: um debate para a educação |
title_fullStr |
A questão local: um debate para a educação |
title_full_unstemmed |
A questão local: um debate para a educação |
title_sort |
A questão local: um debate para a educação |
author |
Faria, Lia |
author_facet |
Faria, Lia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Lia |
description |
A autora analisa até que ponto o paradigma da autonomia municipal contempla, na prática, os princípios inerentes ao ideário republicano no que se refere ao direito à educação. A iinvestigação focaliza o processo de reforma do Estado no Brasil, tendo como hipótese a tendência a um modelo de democracia meramente formal nas ações relativas à oferta da educação básica. Assim, na perspectiva de uma educação republicana, discute o fenômeno político da fragmentação municipal, relacionando-o às novas diretrizes definidas pela Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 1996). Por fim, conclui que o processo de municipalização do ensino depende não apenas de políticas governamentais, mas sobretudo de um efetivo movimento em direção à redemocratização da sociedade brasileira. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18722 10.21573/vol22n12006.18722 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18722 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol22n12006.18722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18722/10945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 22 No. 1 (2006) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2006) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 22 n. 1 (2006) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766369664761856 |