Planos de governo e educação brasileira: do regime militar aos tempos atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marília
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53660
Resumo: o presente texto analisa a política educacional brasileira a partir dasúltimas décadas do Século XX. Examina como a gestão e o planejamentoeducacional foram configurados nos diferentes governos que se sucederam noperíodo em pauta. Partiu-se do contexto político do regime militar, ancoradona ideologia de crescimento econômico e de segurança nacional. Considera afase democrática que o sucedeu como um período de profundas mudanças emdireção à inserção do País no processo de globalização econômica, que marcouprofundamente a gestão e o planejamento escolar, notadamente no contexto daReforma do Estado de 1995. O texto aborda, ainda, a fase política subsequente,examinando a proposta do Plano de Ações Articuladas (PAR), apresentada em2007, cujo objetivo central é garantir organicidade às ações e estabelecer umacultura de planejamento nas Secretarias ,Municipais de Educação e na escola.
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