DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Rogerio Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neves, Joana d'Arc de Vasconcelos, Oliveira, Marcos Renan Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182
Resumo: Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.
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spelling DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOSGestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos.Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11318210.21573/vol37n22021.113182REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-9602447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182/64411Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Rogerio AndradeNeves, Joana d'Arc de VasconcelosOliveira, Marcos Renan Freitas de2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113182Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
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