DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182 |
Resumo: | Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica. |
id |
UFRGS-22_bc84866c7670a90355fe8c0394468027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113182 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOSGestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos.Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11318210.21573/vol37n22021.113182REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-9602447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182/64411Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Rogerio AndradeNeves, Joana d'Arc de VasconcelosOliveira, Marcos Renan Freitas de2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/113182Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
title |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
spellingShingle |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS Maciel, Rogerio Andrade Gestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos. |
title_short |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
title_full |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
title_fullStr |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
title_full_unstemmed |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
title_sort |
DOCUMENTO CURRICULAR DA ESCOLA BRAGANTINA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DOS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS FREIREANOS |
author |
Maciel, Rogerio Andrade |
author_facet |
Maciel, Rogerio Andrade Neves, Joana d'Arc de Vasconcelos Oliveira, Marcos Renan Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Joana d'Arc de Vasconcelos Oliveira, Marcos Renan Freitas de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Rogerio Andrade Neves, Joana d'Arc de Vasconcelos Oliveira, Marcos Renan Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos. |
topic |
Gestão Escolar Democrática. Escola Bragantina. Princípios Educativos Freireanos. |
description |
Este estudo analisa a concepção de gestão escolar democrática Freireana no documento curricular da escola bragantina. Problematiza na antinomia entre o processo de normatização e regulação da escola pública pela lógica dos documentos curriculares contemporâneas e possíveis resistências das redes de ensino. Metodologicamente foi utilizado dois documentos para a coleta e análise dos dados. Conclui que o documento curricular da escola bragantina está para além de qualquer documento normativo e homogeneizador e por ter como primazia os princípios educativos freireanos concebe uma gestão escolar democrática, dialógica, libertadora e crítica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ponto de vista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182 10.21573/vol37n22021.113182 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol37n22021.113182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/113182/64411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 938-960 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372692000768 |