Implicações do Ambiente Físico de Aprendizagem na Formação de Mestres Profissionais em Administração
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/99546 |
Resumo: | O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É necessário também que crie um ambiente de aprendizagem no qual o aluno seja levado a compartilhar conhecimento em sala de forma aberta, fluida e espontânea, acompanhado por igual crescimento de sua compreensão como elemento ativo-participativo no aprendizado construído a partir desse ambiente. A presente pesquisa objetivou compreender as implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais de administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a disposição do mobiliário de forma circular em sala de aula, articulada a partir da organização mobiliar formalmente estabelecida, constitui um ambiente eficazmente dinâmico de aprendizagem em que há um nítido desenvolvimento da interação de forma mais ativa e participativa dos alunos a partir desse tipo de formação no encadeamento da condução da aula, oportunizando a gestão de espaços de ensino benéficos a aprendizagem. |
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Implicações do Ambiente Físico de Aprendizagem na Formação de Mestres Profissionais em AdministraçãoAmbiente Físico de AprendizagemAmbiente de AprendizagemFormação de Mestres Profissionais.O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É necessário também que crie um ambiente de aprendizagem no qual o aluno seja levado a compartilhar conhecimento em sala de forma aberta, fluida e espontânea, acompanhado por igual crescimento de sua compreensão como elemento ativo-participativo no aprendizado construído a partir desse ambiente. A presente pesquisa objetivou compreender as implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais de administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a disposição do mobiliário de forma circular em sala de aula, articulada a partir da organização mobiliar formalmente estabelecida, constitui um ambiente eficazmente dinâmico de aprendizagem em que há um nítido desenvolvimento da interação de forma mais ativa e participativa dos alunos a partir desse tipo de formação no encadeamento da condução da aula, oportunizando a gestão de espaços de ensino benéficos a aprendizagem.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9954610.21573/vol36n22020.99546REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 692-705Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 692-705Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 2 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 692-7052447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/99546/58118Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mary Dayane Souza2020-08-19T17:55:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/99546Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2020-08-19T17:55:50Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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