Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Adriana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19272
Resumo: O propósito deste ensaio é discutir tensões e contradições postas pela afirmação do direito de todos à educação, disposto na Constituição Brasileira, vis-à-vis a lógica dominante subjacente ao gerenciamento e financiamento no cenário educacional brasileiro a partir da década de 1990. O trabalho apresenta uma síntese da discussão sobre os direitos humanos, enfatizando o significado do direito à educação básica e sua consolidação no ordenamento jurídico brasileiro. Finalmente, discute a noção de quase-mercado em educação e relações entre os direitos de acesso e de qualidade da educação e o quase-mercado.
id UFRGS-22_cfd631afe3bf2ac6b56e9f351760d9d2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19272
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileiraO propósito deste ensaio é discutir tensões e contradições postas pela afirmação do direito de todos à educação, disposto na Constituição Brasileira, vis-à-vis a lógica dominante subjacente ao gerenciamento e financiamento no cenário educacional brasileiro a partir da década de 1990. O trabalho apresenta uma síntese da discussão sobre os direitos humanos, enfatizando o significado do direito à educação básica e sua consolidação no ordenamento jurídico brasileiro. Finalmente, discute a noção de quase-mercado em educação e relações entre os direitos de acesso e de qualidade da educação e o quase-mercado.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1927210.21573/vol24n32008.19272REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 24 No. 3 (2008)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2008)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 24 n. 3 (2008)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19272/11195Bauer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-28T12:36:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/19272Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-03-28T12:36:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
title Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
spellingShingle Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
Bauer, Adriana
title_short Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
title_full Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
title_fullStr Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
title_full_unstemmed Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
title_sort Do direito à educação à noção do quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira
author Bauer, Adriana
author_facet Bauer, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Adriana
description O propósito deste ensaio é discutir tensões e contradições postas pela afirmação do direito de todos à educação, disposto na Constituição Brasileira, vis-à-vis a lógica dominante subjacente ao gerenciamento e financiamento no cenário educacional brasileiro a partir da década de 1990. O trabalho apresenta uma síntese da discussão sobre os direitos humanos, enfatizando o significado do direito à educação básica e sua consolidação no ordenamento jurídico brasileiro. Finalmente, discute a noção de quase-mercado em educação e relações entre os direitos de acesso e de qualidade da educação e o quase-mercado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19272
10.21573/vol24n32008.19272
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19272
identifier_str_mv 10.21573/vol24n32008.19272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19272/11195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 24 No. 3 (2008)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2008)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 24 n. 3 (2008)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766369809465344