O desafio da inspeção escolar e a obrigação de resultados em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/24775 |
Resumo: | O artigo analisa a regulação educativa em Minas Gerais, sob o enfoque da obrigação de resultados, e os seus efeitos sobre a inspeção escolar, função de controle e de verificação dos atos escolares. Os resultados indicam que o governo, por meio de um contrato de gestão, denominado “Acordo de Resultados”, associa as avaliações de desempenho aos resultados do sistema de avaliação, vinculando‑os aos reajustes salariais, prêmios e à progressão nas carreiras docentes. A inspeção escolar busca o reconhecimento profissional, legitimação social e maior participação na política educacional. |
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O desafio da inspeção escolar e a obrigação de resultados em Minas GeraisO artigo analisa a regulação educativa em Minas Gerais, sob o enfoque da obrigação de resultados, e os seus efeitos sobre a inspeção escolar, função de controle e de verificação dos atos escolares. Os resultados indicam que o governo, por meio de um contrato de gestão, denominado “Acordo de Resultados”, associa as avaliações de desempenho aos resultados do sistema de avaliação, vinculando‑os aos reajustes salariais, prêmios e à progressão nas carreiras docentes. A inspeção escolar busca o reconhecimento profissional, legitimação social e maior participação na política educacional.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/2477510.21573/vol27n22011.24775REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 2 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 2 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/24775/14366Augusto, Maria Helenade Oliveira, Dalila Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-10T14:19:58Zoai:seer.ufrgs.br:article/24775Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-12-10T14:19:58Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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