Características patriminialistas do Estado brasileiro: anotações para estudos de política educacional
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19250 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir algumas categorias ou construções teóricas de Max Weber aplicadas ao estudo do Estado. O conceito de Estado é entendido como um instrumento de pesquisa da realidade empírica na qual ele existe e se desenvolve pela atividade de indivíduos e grupos. O Estado moderno caracteriza-se como estrutura de dominação legal e organização política da sociedade. Os estudos revisados revelam que no moderno Estado Democrático de Direito no Brasil, que supõem a predominância da vontade da maioria, a obediência à lei e a separação entre público e o privado, persistem ainda manifestações de patrimonialismo e clientelismo que têm raízes na origem e evolução histórica do país. |
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Características patriminialistas do Estado brasileiro: anotações para estudos de política educacionalEste artigo tem por objetivo discutir algumas categorias ou construções teóricas de Max Weber aplicadas ao estudo do Estado. O conceito de Estado é entendido como um instrumento de pesquisa da realidade empírica na qual ele existe e se desenvolve pela atividade de indivíduos e grupos. O Estado moderno caracteriza-se como estrutura de dominação legal e organização política da sociedade. Os estudos revisados revelam que no moderno Estado Democrático de Direito no Brasil, que supõem a predominância da vontade da maioria, a obediência à lei e a separação entre público e o privado, persistem ainda manifestações de patrimonialismo e clientelismo que têm raízes na origem e evolução histórica do país.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1925010.21573/vol24n22008.19250REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 24 No. 2 (2008)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2008)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 24 n. 2 (2008)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19250/11173Gandini, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-27T14:19:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/19250Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-03-27T14:19:22Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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