Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sofia Lerche
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19972
Resumo: O debate sobre poder local adquire contornos próprios numa sociedade onde se aprofunda a lógica do pensar globalmente e agir localmente. O Brasil insere-se neste movimento incorporando elementos da agenda educacional global e manifestando traços que lhe são peculiares. Neste contexto acelera-se um processo de “descentralização que vem do centro”, em que, sob a aparência de maior autonomia dos agentes do poder local, se intensifica o controle do poder central sobre a política e a gestão educacional e escolar. O texto discute argumentos visando contribuir para a reflexão sobre conquistas, dificuldades e desafios deste percurso.
id UFRGS-22_ed02b02a2470134d61cef08f05cbe48b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19972
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensõesO debate sobre poder local adquire contornos próprios numa sociedade onde se aprofunda a lógica do pensar globalmente e agir localmente. O Brasil insere-se neste movimento incorporando elementos da agenda educacional global e manifestando traços que lhe são peculiares. Neste contexto acelera-se um processo de “descentralização que vem do centro”, em que, sob a aparência de maior autonomia dos agentes do poder local, se intensifica o controle do poder central sobre a política e a gestão educacional e escolar. O texto discute argumentos visando contribuir para a reflexão sobre conquistas, dificuldades e desafios deste percurso.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1997210.21573/vol27n12011.19972REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 27 n. 1 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19972/11603Vieira, Sofia Lercheinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T19:23:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/19972Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2022-11-21T19:23:06Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
title Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
spellingShingle Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
Vieira, Sofia Lerche
title_short Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
title_full Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
title_fullStr Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
title_full_unstemmed Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
title_sort Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões
author Vieira, Sofia Lerche
author_facet Vieira, Sofia Lerche
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sofia Lerche
description O debate sobre poder local adquire contornos próprios numa sociedade onde se aprofunda a lógica do pensar globalmente e agir localmente. O Brasil insere-se neste movimento incorporando elementos da agenda educacional global e manifestando traços que lhe são peculiares. Neste contexto acelera-se um processo de “descentralização que vem do centro”, em que, sob a aparência de maior autonomia dos agentes do poder local, se intensifica o controle do poder central sobre a política e a gestão educacional e escolar. O texto discute argumentos visando contribuir para a reflexão sobre conquistas, dificuldades e desafios deste percurso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19972
10.21573/vol27n12011.19972
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19972
identifier_str_mv 10.21573/vol27n12011.19972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19972/11603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; v. 27 n. 1 (2011)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1750135491048505344