Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Benedito José de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Arilene Maria Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104089
Resumo: Este artigo analisa como se materializa a gestão democrática no cotidiano de duas escolas públicas estaduais na cidade de Frutuoso Gomes-RN, à luz do aporte teórico de Michel de Certeau (2014). Pauta-se na abordagem qualitativa, com a utilização de observações diretas e registros no diário de pesquisa, conforme orienta Barbosa (2010). As práticas cotidianas revelam a verticalidade das relações e pouca participação nas deliberações tomadas nas escolas. Os embates nos processos de participação e decisão coletiva parecem assustar os sujeitos que praticam e articulam a gestão escolar.
id UFRGS-22_f2fe80ee35f373345a97cc41f6742aa5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/104089
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de CerteauGestão democráticaEscola públicaCotidiano.Este artigo analisa como se materializa a gestão democrática no cotidiano de duas escolas públicas estaduais na cidade de Frutuoso Gomes-RN, à luz do aporte teórico de Michel de Certeau (2014). Pauta-se na abordagem qualitativa, com a utilização de observações diretas e registros no diário de pesquisa, conforme orienta Barbosa (2010). As práticas cotidianas revelam a verticalidade das relações e pouca participação nas deliberações tomadas nas escolas. Os embates nos processos de participação e decisão coletiva parecem assustar os sujeitos que praticam e articulam a gestão escolar.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa, Observações diretas e registros em diário de pesquisaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10408910.21573/vol37n12021.104089REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 225-242Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 225-242Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 225-2422447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104089/61616Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Benedito José deMedeiros, Arilene Maria Soares de2021-05-17T22:33:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/104089Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:08Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
title Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
spellingShingle Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
Queiroz, Benedito José de
Gestão democrática
Escola pública
Cotidiano.
title_short Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
title_full Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
title_fullStr Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
title_full_unstemmed Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
title_sort Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
author Queiroz, Benedito José de
author_facet Queiroz, Benedito José de
Medeiros, Arilene Maria Soares de
author_role author
author2 Medeiros, Arilene Maria Soares de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Benedito José de
Medeiros, Arilene Maria Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escola pública
Cotidiano.
topic Gestão democrática
Escola pública
Cotidiano.
description Este artigo analisa como se materializa a gestão democrática no cotidiano de duas escolas públicas estaduais na cidade de Frutuoso Gomes-RN, à luz do aporte teórico de Michel de Certeau (2014). Pauta-se na abordagem qualitativa, com a utilização de observações diretas e registros no diário de pesquisa, conforme orienta Barbosa (2010). As práticas cotidianas revelam a verticalidade das relações e pouca participação nas deliberações tomadas nas escolas. Os embates nos processos de participação e decisão coletiva parecem assustar os sujeitos que praticam e articulam a gestão escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa, Observações diretas e registros em diário de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104089
10.21573/vol37n12021.104089
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104089
identifier_str_mv 10.21573/vol37n12021.104089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/104089/61616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 225-242
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 225-242
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 225-242
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372177149952