Relações colaborativas entre a união e as municipalidades: faces de uma política em ação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64645 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou os limites e as possibilidades da materialização do regime de colaboração entre municípios do Agreste de Pernambuco e a União, a partir da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). O estudo amparou-se na avaliação de políticas públicas. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas realizadas com sujeitos envolvidos na implementação do PAR. Os achados revelaram que a colaboração analisada refletiu a indução de ações pela União, mas, também apresentou indícios de contribuição para fortalecimento da autonomia e da gestão educacional local. |
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Relações colaborativas entre a união e as municipalidades: faces de uma política em açãoRegime de ColaboraçãoPlano de Ações ArticuladasAutonomia e Poder LocalEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou os limites e as possibilidades da materialização do regime de colaboração entre municípios do Agreste de Pernambuco e a União, a partir da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). O estudo amparou-se na avaliação de políticas públicas. Os dados foram coletados em documentos e entrevistas realizadas com sujeitos envolvidos na implementação do PAR. Os achados revelaram que a colaboração analisada refletiu a indução de ações pela União, mas, também apresentou indícios de contribuição para fortalecimento da autonomia e da gestão educacional local.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6464510.21573/vol33n22017.64645REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 377 - 397Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 377 - 397Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 2 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 377 - 3972447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64645/43543Arruda, Cleciana Alves deSantos, Ana Lúcia Felix dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T11:33:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/64645Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-11-30T11:33:33Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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