ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach, Luana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Orth, Caroline de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94072
Resumo: O sistema PEARLS é um conjunto de índices financeiros ou indicadores de desempenho, criado pelo World Council of Credit Unions (WOCCU), projetado para oferecer orientação e gerenciamento para cooperativas de crédito e outras instituições, como uma ferramenta de supervisão. A contabilidade atua como um instrumento que auxilia no monitoramento das análises financeiras e através dela que se constroem as análises de indicadores. Este estudo objetiva analisar o comportamento da performance das 39 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi RS, no período de 2012 a 2016, condicionado aos indicadores contábeis-financeiros do PEARLS, do qual foram selecionados os índices de Proteção e Liquidez, compondo 7 indicadores. As informações necessárias para os cálculos foram coletadas junto ao Balancete Patrimonial Analítico (documento 4010), por apresentarem a estrutura do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), correspondendo à metodologia de cálculo do PEARLS. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e documental. Os principais resultados possibilitaram inferir que na Proteção, as cooperativas com os melhores resultados possuem tipo de associação segmentado e as piores são caracterizadas pelo tipo de associação de livre admissão de associados. E na Liquidez, não há paridade do critério de associação entre as cooperativas com os melhores e piores resultados, como também na região sede das cooperativas. Os resultados indicaram que elas possuíam capacidade financeira para fazer frente a suas obrigações, porém, não realizaram empréstimos em nível, indicando uma atitude mais conservadora ao encontro da conjuntura do SFN no âmbito do crédito.
id UFRGS-23_1c618c89db8c4a5d4400d2b50ef013b0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94072
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SULSistema PEARLS. Performance. Cooperativas de CréditoO sistema PEARLS é um conjunto de índices financeiros ou indicadores de desempenho, criado pelo World Council of Credit Unions (WOCCU), projetado para oferecer orientação e gerenciamento para cooperativas de crédito e outras instituições, como uma ferramenta de supervisão. A contabilidade atua como um instrumento que auxilia no monitoramento das análises financeiras e através dela que se constroem as análises de indicadores. Este estudo objetiva analisar o comportamento da performance das 39 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi RS, no período de 2012 a 2016, condicionado aos indicadores contábeis-financeiros do PEARLS, do qual foram selecionados os índices de Proteção e Liquidez, compondo 7 indicadores. As informações necessárias para os cálculos foram coletadas junto ao Balancete Patrimonial Analítico (documento 4010), por apresentarem a estrutura do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), correspondendo à metodologia de cálculo do PEARLS. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e documental. Os principais resultados possibilitaram inferir que na Proteção, as cooperativas com os melhores resultados possuem tipo de associação segmentado e as piores são caracterizadas pelo tipo de associação de livre admissão de associados. E na Liquidez, não há paridade do critério de associação entre as cooperativas com os melhores e piores resultados, como também na região sede das cooperativas. Os resultados indicaram que elas possuíam capacidade financeira para fazer frente a suas obrigações, porém, não realizaram empréstimos em nível, indicando uma atitude mais conservadora ao encontro da conjuntura do SFN no âmbito do crédito.UFRGS2019-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94072ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 40 (2018): set./dez. 20182175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94072/pdfCopyright (c) 2019 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBach, LuanaOrth, Caroline de Oliveira2021-05-05T19:44:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/94072Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2021-05-05T19:44:46ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
title ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
Bach, Luana
Sistema PEARLS. Performance. Cooperativas de Crédito
title_short ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
title_full ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
title_sort ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SISTEMA PEARLS NAS COOPERATIVAS DO SICREDI NO RIO GRANDE DO SUL
author Bach, Luana
author_facet Bach, Luana
Orth, Caroline de Oliveira
author_role author
author2 Orth, Caroline de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach, Luana
Orth, Caroline de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema PEARLS. Performance. Cooperativas de Crédito
topic Sistema PEARLS. Performance. Cooperativas de Crédito
description O sistema PEARLS é um conjunto de índices financeiros ou indicadores de desempenho, criado pelo World Council of Credit Unions (WOCCU), projetado para oferecer orientação e gerenciamento para cooperativas de crédito e outras instituições, como uma ferramenta de supervisão. A contabilidade atua como um instrumento que auxilia no monitoramento das análises financeiras e através dela que se constroem as análises de indicadores. Este estudo objetiva analisar o comportamento da performance das 39 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi RS, no período de 2012 a 2016, condicionado aos indicadores contábeis-financeiros do PEARLS, do qual foram selecionados os índices de Proteção e Liquidez, compondo 7 indicadores. As informações necessárias para os cálculos foram coletadas junto ao Balancete Patrimonial Analítico (documento 4010), por apresentarem a estrutura do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), correspondendo à metodologia de cálculo do PEARLS. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e documental. Os principais resultados possibilitaram inferir que na Proteção, as cooperativas com os melhores resultados possuem tipo de associação segmentado e as piores são caracterizadas pelo tipo de associação de livre admissão de associados. E na Liquidez, não há paridade do critério de associação entre as cooperativas com os melhores e piores resultados, como também na região sede das cooperativas. Os resultados indicaram que elas possuíam capacidade financeira para fazer frente a suas obrigações, porém, não realizaram empréstimos em nível, indicando uma atitude mais conservadora ao encontro da conjuntura do SFN no âmbito do crédito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94072
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/94072/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 18 n. 40 (2018): set./dez. 2018
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350297563136