DETERMINANTS OF VOLUNTARY DISCLOSURE INFORMATION BY THE INTERNET
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ConTexto |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/34489 |
Resumo: | This research aimed to investigate which are the determining factors that explain the amount of voluntary disclosure of information disseminated by companies on the internet. The research was classified as quantitative, descriptive and documentary. The sample for the survey consisted of 128 companies among those traded in the stock exchange. Data were collected between 12/2008 and 12/2009. Data were analyzed using the statistical technique of linear regression analysis by the method of ordinary least squares (OLS) and Pearson correlation analysis. The factors analyzed were firm size, profitability, indebtedness, audit companies size and level of corporate governance. The results show that the factors of company size, audit companies size and level of corporate governance constituted as determinants of the volume of voluntary information disseminated by companies on the internet. Factors profitability and indebtedness don’t show statistically significant. |
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DETERMINANTS OF VOLUNTARY DISCLOSURE INFORMATION BY THE INTERNETDETERMINANTES DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES VOLUNTÁRIAS POR MEIO DA INTERNETVoluntary informationDisclosureDeterminantsInternetInformação voluntáriaDivulgaçãoDeterminantesInternetThis research aimed to investigate which are the determining factors that explain the amount of voluntary disclosure of information disseminated by companies on the internet. The research was classified as quantitative, descriptive and documentary. The sample for the survey consisted of 128 companies among those traded in the stock exchange. Data were collected between 12/2008 and 12/2009. Data were analyzed using the statistical technique of linear regression analysis by the method of ordinary least squares (OLS) and Pearson correlation analysis. The factors analyzed were firm size, profitability, indebtedness, audit companies size and level of corporate governance. The results show that the factors of company size, audit companies size and level of corporate governance constituted as determinants of the volume of voluntary information disseminated by companies on the internet. Factors profitability and indebtedness don’t show statistically significant.Essa pesquisa objetivou averiguar quais são os fatores determinantes que explicam o volume de divulgação de informações voluntárias disseminado pelas empresas na internet. A pesquisa delineou-se como quantitativa, descritiva e documental. A amostra selecionada para a pesquisa foi composta por 128 empresas de capital aberto. Os dados foram coletados entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009. Os dados foram analisados utilizando a técnica estatística da análise de regressão linear pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) e análise de correlação de Pearson. Os fatores analisados foram o tamanho da empresa, rentabilidade, endividamento, tamanho da firma de auditoria e nível de governança corporativa. Os resultados mostram que os fatores tamanho da empresa, tamanho da firma de auditoria e nível de governança corporativa constituíram-se como determinantes do volume de informações voluntárias disseminado pelas empresas na internet. Os fatores rentabilidade e endividamento não apresentaram significância estatística.das du9� oa�u�(��nalisadas nesta pesquisa. Com relação aos itens agrupados em torno dos três fatores considerados válidos para os alunos da modalidade presencial, portanto, motivação intrínseca, motivação extrínseca por controle externo e desmotivação, foi possível corroborar os resultados oriundos de estudos científicos de outros pesquisadores sobre motivação discente nos cursos de Ciências Contábeis. Já na análise dos itens agrupados nos três fatores válidos para os alunos da modalidade a distância, ou seja, motivação extrínseca introjetada, motivação extrínseca por controle externo e desmotivação, percebeu-se a predominância de uma tipologia motivacional diferente daquela encontrada em estudos anteriores relacionados à modalidade presencial. Como principal contribuição, este trabalho científico permitiu constatar que os estudantes da modalidade a distância não apresentaram níveis significativos de autodeterminação, prevalecendo a tipologia motivacional de caráter extrínseco com regulação introjetada, cuja principal característica é a atuação estudantil de autonomia mediana e voltada para a obtenção de reconhecimento social, a partir da administração de fatores contingentes relacionados ao seu aprendizado. UFRGS2014-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/34489ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 14 n. 26 (2014): jan./abr. 20142175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/34489/pdf_17Angonese, RodrigoSanches, João RobertoBezerra, Francisco Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-02T20:47:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/34489Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2014-05-02T20:47:48ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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