CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Bruna Cristina Silvério
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Sabrina Rafaela Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96640
Resumo: A cultura de desempenho simboliza uma cooperação relevante no que tange ao comportamento dos indivíduos que atuam dentro da organização a qual pode influenciar a ocorrência de fraudes contábeis trazendo vários questionamentos sobre o papel da Contabilidade e da Auditoria. No Brasil, a ocorrência de fraudes contábeis em todas as esferas, especialmente nas instituições financeiras, pode estar associada com a cultura organizacional das entidades. Diante disso, o objetivo desse estudo é compreender como a cultura de desempenho e as fraudes contábeis estão sendo evidenciadas na cultura organizacional do setor bancário brasileiro. Para alcançar o objetivo proposto, primeiramente foi feita a coleta de dados em sítios e relatórios da administração dos bancos com atuação no Brasil com a utilização da análise de conteúdo. Posteriormente, foi realizada a análise de clusters como forma de buscar as similitudes entre as instituições examinadas levando-se em consideração os períodos e os aspectos organizacionais dos bancos. Pode-se inferir, após a análise dos resultados, que tanto a cultura de desempenho quanto a fraude foram destacadas pelos bancos, as quais possuem uma relação dentro do âmbito das instituições financeiras, porém estão mais preocupadas em divulgar que são éticas do que o bom desempenho. Na análise de clusters, a obtenção de lucros foi considerada relevante na atuação dos bancos, enquanto que a estrutura de governança foi pouco enfatizada. Espera-se que o presente estudo contribua para despertar o conhecimento no que tange a cultura corporativa e a ocorrência de fraudes em bancos. 
id UFRGS-23_6c3cd360e82ab149436060e19c3cb4b8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/96640
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIROCultura de desempenhoFraudes contábeisBancos.A cultura de desempenho simboliza uma cooperação relevante no que tange ao comportamento dos indivíduos que atuam dentro da organização a qual pode influenciar a ocorrência de fraudes contábeis trazendo vários questionamentos sobre o papel da Contabilidade e da Auditoria. No Brasil, a ocorrência de fraudes contábeis em todas as esferas, especialmente nas instituições financeiras, pode estar associada com a cultura organizacional das entidades. Diante disso, o objetivo desse estudo é compreender como a cultura de desempenho e as fraudes contábeis estão sendo evidenciadas na cultura organizacional do setor bancário brasileiro. Para alcançar o objetivo proposto, primeiramente foi feita a coleta de dados em sítios e relatórios da administração dos bancos com atuação no Brasil com a utilização da análise de conteúdo. Posteriormente, foi realizada a análise de clusters como forma de buscar as similitudes entre as instituições examinadas levando-se em consideração os períodos e os aspectos organizacionais dos bancos. Pode-se inferir, após a análise dos resultados, que tanto a cultura de desempenho quanto a fraude foram destacadas pelos bancos, as quais possuem uma relação dentro do âmbito das instituições financeiras, porém estão mais preocupadas em divulgar que são éticas do que o bom desempenho. Na análise de clusters, a obtenção de lucros foi considerada relevante na atuação dos bancos, enquanto que a estrutura de governança foi pouco enfatizada. Espera-se que o presente estudo contribua para despertar o conhecimento no que tange a cultura corporativa e a ocorrência de fraudes em bancos. UFRGS2020-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96640ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 20 n. 44 (2020): jan./abr. 20202175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96640/pdfCopyright (c) 2020 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Bruna Cristina SilvérioBorges, Sabrina Rafaela Pereira2020-02-21T12:59:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/96640Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2020-02-21T12:59:09ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
title CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
spellingShingle CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
Diniz, Bruna Cristina Silvério
Cultura de desempenho
Fraudes contábeis
Bancos.
title_short CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
title_full CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
title_fullStr CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
title_full_unstemmed CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
title_sort CULTURA ORGANIZACIONAL DE DESEMPENHO E A FRAUDE CONTÁBIL DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
author Diniz, Bruna Cristina Silvério
author_facet Diniz, Bruna Cristina Silvério
Borges, Sabrina Rafaela Pereira
author_role author
author2 Borges, Sabrina Rafaela Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Bruna Cristina Silvério
Borges, Sabrina Rafaela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de desempenho
Fraudes contábeis
Bancos.
topic Cultura de desempenho
Fraudes contábeis
Bancos.
description A cultura de desempenho simboliza uma cooperação relevante no que tange ao comportamento dos indivíduos que atuam dentro da organização a qual pode influenciar a ocorrência de fraudes contábeis trazendo vários questionamentos sobre o papel da Contabilidade e da Auditoria. No Brasil, a ocorrência de fraudes contábeis em todas as esferas, especialmente nas instituições financeiras, pode estar associada com a cultura organizacional das entidades. Diante disso, o objetivo desse estudo é compreender como a cultura de desempenho e as fraudes contábeis estão sendo evidenciadas na cultura organizacional do setor bancário brasileiro. Para alcançar o objetivo proposto, primeiramente foi feita a coleta de dados em sítios e relatórios da administração dos bancos com atuação no Brasil com a utilização da análise de conteúdo. Posteriormente, foi realizada a análise de clusters como forma de buscar as similitudes entre as instituições examinadas levando-se em consideração os períodos e os aspectos organizacionais dos bancos. Pode-se inferir, após a análise dos resultados, que tanto a cultura de desempenho quanto a fraude foram destacadas pelos bancos, as quais possuem uma relação dentro do âmbito das instituições financeiras, porém estão mais preocupadas em divulgar que são éticas do que o bom desempenho. Na análise de clusters, a obtenção de lucros foi considerada relevante na atuação dos bancos, enquanto que a estrutura de governança foi pouco enfatizada. Espera-se que o presente estudo contribua para despertar o conhecimento no que tange a cultura corporativa e a ocorrência de fraudes em bancos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96640
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96640/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 20 n. 44 (2020): jan./abr. 2020
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350320631808