A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Adller Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109846
Resumo: A população evangélica cresceu nas últimas décadas e hoje representa praticamente 1/3 da população brasileira. Outra transformação ocorrida nas últimas décadas foi o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação que mudaram a sociedade e as organizações, oferecendo diferentes transformações de serviços e interações sociais, aumentando a exigência por maior participação, prestação de contas, responsabilidade e transparência. Estes princípios, que são accountables, não deve ser aplicado apenas em organizações públicas, mas também em organizações privadas e terceiro setor. Será que os cristãos exigem características como estas para a sua comunidade e as igrejas praticam-nos? Este é uma das perguntas que norteiam o artigo. Para responde-las, foram aplicados 148 questionários com membros de diversas denominações evangélicas sobre ferramentas que promovem o accountability em organizações. Os resultados evidenciam que muitas igrejas evangélicas disponibilizam informações através de relatórios contábeis e prestam conta de suas ações para a comunidade. Entretanto, muitas vezes as igrejas não incentivam a participação e limitam os canais comunicacionais não utilizando novas ferramentas tecnológicas para essa interação. Além disso, uma parte considerável dos membros acreditam que não têm responsabilidades sobre a gestão financeira e que a liderança é incumbida de tomar decisões.
id UFRGS-23_c8d9e722e1acacedeb85dd472ae9ad6d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109846
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICASGestão de IgrejasAccountabilityPrestação de ContasTransparênciaResponsabilidadeA população evangélica cresceu nas últimas décadas e hoje representa praticamente 1/3 da população brasileira. Outra transformação ocorrida nas últimas décadas foi o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação que mudaram a sociedade e as organizações, oferecendo diferentes transformações de serviços e interações sociais, aumentando a exigência por maior participação, prestação de contas, responsabilidade e transparência. Estes princípios, que são accountables, não deve ser aplicado apenas em organizações públicas, mas também em organizações privadas e terceiro setor. Será que os cristãos exigem características como estas para a sua comunidade e as igrejas praticam-nos? Este é uma das perguntas que norteiam o artigo. Para responde-las, foram aplicados 148 questionários com membros de diversas denominações evangélicas sobre ferramentas que promovem o accountability em organizações. Os resultados evidenciam que muitas igrejas evangélicas disponibilizam informações através de relatórios contábeis e prestam conta de suas ações para a comunidade. Entretanto, muitas vezes as igrejas não incentivam a participação e limitam os canais comunicacionais não utilizando novas ferramentas tecnológicas para essa interação. Além disso, uma parte considerável dos membros acreditam que não têm responsabilidades sobre a gestão financeira e que a liderança é incumbida de tomar decisões.UFRGS2021-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109846ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 21 n. 48 (2021): maio/ago. 20212175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109846/pdfCopyright (c) 2021 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Adller Moreira2021-05-13T22:02:46Zoai:seer.ufrgs.br:article/109846Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2021-05-13T22:02:46ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
title A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
spellingShingle A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
Chaves, Adller Moreira
Gestão de Igrejas
Accountability
Prestação de Contas
Transparência
Responsabilidade
title_short A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
title_full A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
title_fullStr A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
title_full_unstemmed A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
title_sort A GESTÃO E ACCOUNTABILITY: A VISÃO DOS MEMBROS DE IGREJAS EVANGÉLICAS
author Chaves, Adller Moreira
author_facet Chaves, Adller Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Adller Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Igrejas
Accountability
Prestação de Contas
Transparência
Responsabilidade
topic Gestão de Igrejas
Accountability
Prestação de Contas
Transparência
Responsabilidade
description A população evangélica cresceu nas últimas décadas e hoje representa praticamente 1/3 da população brasileira. Outra transformação ocorrida nas últimas décadas foi o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação que mudaram a sociedade e as organizações, oferecendo diferentes transformações de serviços e interações sociais, aumentando a exigência por maior participação, prestação de contas, responsabilidade e transparência. Estes princípios, que são accountables, não deve ser aplicado apenas em organizações públicas, mas também em organizações privadas e terceiro setor. Será que os cristãos exigem características como estas para a sua comunidade e as igrejas praticam-nos? Este é uma das perguntas que norteiam o artigo. Para responde-las, foram aplicados 148 questionários com membros de diversas denominações evangélicas sobre ferramentas que promovem o accountability em organizações. Os resultados evidenciam que muitas igrejas evangélicas disponibilizam informações através de relatórios contábeis e prestam conta de suas ações para a comunidade. Entretanto, muitas vezes as igrejas não incentivam a participação e limitam os canais comunicacionais não utilizando novas ferramentas tecnológicas para essa interação. Além disso, uma parte considerável dos membros acreditam que não têm responsabilidades sobre a gestão financeira e que a liderança é incumbida de tomar decisões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109846
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109846/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 21 n. 48 (2021): maio/ago. 2021
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350539784192