APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetti, Evandro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wernke, Rodney, Junges, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ConTexto
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68793
Resumo: O estudo teve o objetivo de mensurar o Valor Econômico Agregado (EVA) no âmbito de uma cooperativa de crédito rural sediada no oeste de Santa Catarina, com o intuito de responder questão ligada aos possíveis benefícios e limitações deste indicador no contexto desta instituição financeira. Para tanto, foi utilizada metodologia do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. Quanto aos resultados, constatou-se que tal indicador pode ser utilizado nessa realidade empresarial, mas com a necessidade de ajustes (como foi o caso da reversão da provisão para perdas) e com a consideração de que esse tipo de empreendimento deve ser analisado de forma distinta em relação às empresas não financeiras. Isso é pertinente porque sua estrutura de capital é formada basicamente por fontes onerosas de capital, ao contrário de empresas fabris ou comerciais, que podem contar com participação expressiva de recursos provenientes de fornecedores (que costuma ser considerada uma origem não onerosa do capital investido nessas organizações). Além disso, a determinação de um nível de liquidez para preservar a segurança dos cooperados também contribui para que o resultado da cooperativa em termos de EVA seja negativo, corroborando o que foi apurado em outras pesquisas. Constatou-se, ainda, que mudanças nas políticas de liquidez desta cooperativa permitiriam disponibilizar porcentagens maiores dos valores de seus depósitos para alocar na forma de empréstimos ao quadro social, melhorando a performance econômica da entidade.
id UFRGS-23_d2db64a0148ae4a9b05678007de3a76f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/68793
network_acronym_str UFRGS-23
network_name_str ConTexto
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASOEconomic Value Added (EVA)Cooperativa de CréditoEstudo de Caso.O estudo teve o objetivo de mensurar o Valor Econômico Agregado (EVA) no âmbito de uma cooperativa de crédito rural sediada no oeste de Santa Catarina, com o intuito de responder questão ligada aos possíveis benefícios e limitações deste indicador no contexto desta instituição financeira. Para tanto, foi utilizada metodologia do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. Quanto aos resultados, constatou-se que tal indicador pode ser utilizado nessa realidade empresarial, mas com a necessidade de ajustes (como foi o caso da reversão da provisão para perdas) e com a consideração de que esse tipo de empreendimento deve ser analisado de forma distinta em relação às empresas não financeiras. Isso é pertinente porque sua estrutura de capital é formada basicamente por fontes onerosas de capital, ao contrário de empresas fabris ou comerciais, que podem contar com participação expressiva de recursos provenientes de fornecedores (que costuma ser considerada uma origem não onerosa do capital investido nessas organizações). Além disso, a determinação de um nível de liquidez para preservar a segurança dos cooperados também contribui para que o resultado da cooperativa em termos de EVA seja negativo, corroborando o que foi apurado em outras pesquisas. Constatou-se, ainda, que mudanças nas políticas de liquidez desta cooperativa permitiriam disponibilizar porcentagens maiores dos valores de seus depósitos para alocar na forma de empréstimos ao quadro social, melhorando a performance econômica da entidade.UFRGS2019-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68793ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 19 n. 41 (2019): JAN./ABR. 20192175-87511676-6016reponame:ConTextoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68793/pdfCopyright (c) 2019 ConTextoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonetti, EvandroWernke, RodneyJunges, Ivone2019-07-14T01:03:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/68793Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/indexPUBhttpw://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/oaifernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br2175-87511676-6016opendoar:2019-07-14T01:03:30ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
title APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
spellingShingle APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
Bonetti, Evandro
Economic Value Added (EVA)
Cooperativa de Crédito
Estudo de Caso.
title_short APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
title_full APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
title_fullStr APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
title_sort APLICAÇÃO DO ECONOMIC VALUE ADDED EM COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL: ESTUDO DE CASO
author Bonetti, Evandro
author_facet Bonetti, Evandro
Wernke, Rodney
Junges, Ivone
author_role author
author2 Wernke, Rodney
Junges, Ivone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonetti, Evandro
Wernke, Rodney
Junges, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Economic Value Added (EVA)
Cooperativa de Crédito
Estudo de Caso.
topic Economic Value Added (EVA)
Cooperativa de Crédito
Estudo de Caso.
description O estudo teve o objetivo de mensurar o Valor Econômico Agregado (EVA) no âmbito de uma cooperativa de crédito rural sediada no oeste de Santa Catarina, com o intuito de responder questão ligada aos possíveis benefícios e limitações deste indicador no contexto desta instituição financeira. Para tanto, foi utilizada metodologia do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e no formato de estudo de caso. Quanto aos resultados, constatou-se que tal indicador pode ser utilizado nessa realidade empresarial, mas com a necessidade de ajustes (como foi o caso da reversão da provisão para perdas) e com a consideração de que esse tipo de empreendimento deve ser analisado de forma distinta em relação às empresas não financeiras. Isso é pertinente porque sua estrutura de capital é formada basicamente por fontes onerosas de capital, ao contrário de empresas fabris ou comerciais, que podem contar com participação expressiva de recursos provenientes de fornecedores (que costuma ser considerada uma origem não onerosa do capital investido nessas organizações). Além disso, a determinação de um nível de liquidez para preservar a segurança dos cooperados também contribui para que o resultado da cooperativa em termos de EVA seja negativo, corroborando o que foi apurado em outras pesquisas. Constatou-se, ainda, que mudanças nas políticas de liquidez desta cooperativa permitiriam disponibilizar porcentagens maiores dos valores de seus depósitos para alocar na forma de empréstimos ao quadro social, melhorando a performance econômica da entidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68793
url https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68793/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ConTexto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv ConTexto - Contabilidade em Texto; v. 19 n. 41 (2019): JAN./ABR. 2019
2175-8751
1676-6016
reponame:ConTexto
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str ConTexto
collection ConTexto
repository.name.fl_str_mv ConTexto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.momo@ufrgs.br||contexto@ufrgs.br
_version_ 1799766350214725632