POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereima Neto, João Basilio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oreiro, José Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Análise Econômica (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/10894
Resumo: Este artigo tem por objetivo avaliar o impacto de longo-prazo de mudanças na política fiscal e na distribuição funcional da renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva num contexto em que o endividamento público é elevado, de tal forma que o prêmio de risco pago pelo governo aos capitalistas/rentistas é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Para tanto, apresenta-se um modelo macrodinâmico de inspiração pós-keynesiana no qual (I) os capitalistas obtêm renda tanto na forma de lucros obtidos a partir da utilização produtiva do estoque de capital existente, como na forma de juros derivados da aquisição de títulos do governo; e (II) a taxa de retorno (requerida) dos títulos do governo é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Nesse contexto demonstra-se que a economia não responde linearmente a choques fiscais, de modo que uma política fiscal expansionista poderá ter efeitos positivos ou negativos sobre o nível de atividade, dependendo da região de acumulação de capital que a economia se encontre. Demonstra-se também que o efeito de uma mudança na distribuição de renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva (e o ritmo de acumulação de capital) depende do regime de endividamento no qual a economia esteja operando. Se a economia estiver operando num regime de elevado endividamento do setor público, então um aumento da participação dos lucros na renda poderá resultar num aumento do grau de utilização da capacidade produtiva, caracterizando assim um regime de acumulação do tipo profit-led.
id UFRGS-24_d4bd57cece6139c814c6b5a4ab00ad32
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/10894
network_acronym_str UFRGS-24
network_name_str Análise Econômica (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICOCrescimento econômico. Distribuição de renda. Política fiscal. Dívida pública. Prêmio de risco.JEL ClassificationE12Este artigo tem por objetivo avaliar o impacto de longo-prazo de mudanças na política fiscal e na distribuição funcional da renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva num contexto em que o endividamento público é elevado, de tal forma que o prêmio de risco pago pelo governo aos capitalistas/rentistas é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Para tanto, apresenta-se um modelo macrodinâmico de inspiração pós-keynesiana no qual (I) os capitalistas obtêm renda tanto na forma de lucros obtidos a partir da utilização produtiva do estoque de capital existente, como na forma de juros derivados da aquisição de títulos do governo; e (II) a taxa de retorno (requerida) dos títulos do governo é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Nesse contexto demonstra-se que a economia não responde linearmente a choques fiscais, de modo que uma política fiscal expansionista poderá ter efeitos positivos ou negativos sobre o nível de atividade, dependendo da região de acumulação de capital que a economia se encontre. Demonstra-se também que o efeito de uma mudança na distribuição de renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva (e o ritmo de acumulação de capital) depende do regime de endividamento no qual a economia esteja operando. Se a economia estiver operando num regime de elevado endividamento do setor público, então um aumento da participação dos lucros na renda poderá resultar num aumento do grau de utilização da capacidade produtiva, caracterizando assim um regime de acumulação do tipo profit-led.UFRGS2009-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/1089410.22456/2176-5456.10894Análise Econômica; Vol. 26 No. 49 (2008): março de 2008Análise Econômica; v. 26 n. 49 (2008): março de 20082176-54560102-9924reponame:Análise Econômica (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/10894/6474Copyright (c) 2019 Análise Econômicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereima Neto, João BasilioOreiro, José Luis2019-08-29T12:38:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/10894Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomicaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/oai||rae@ufrgs.br2176-54560102-9924opendoar:2019-08-29T12:38:48Análise Econômica (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
title POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
spellingShingle POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
Pereima Neto, João Basilio
Crescimento econômico. Distribuição de renda. Política fiscal. Dívida pública. Prêmio de risco.
JEL Classification
E12
title_short POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
title_full POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
title_fullStr POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
title_full_unstemmed POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
title_sort POLÍTICA FISCAL, CRESCIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E REGIMES DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO
author Pereima Neto, João Basilio
author_facet Pereima Neto, João Basilio
Oreiro, José Luis
author_role author
author2 Oreiro, José Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereima Neto, João Basilio
Oreiro, José Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento econômico. Distribuição de renda. Política fiscal. Dívida pública. Prêmio de risco.
JEL Classification
E12
topic Crescimento econômico. Distribuição de renda. Política fiscal. Dívida pública. Prêmio de risco.
JEL Classification
E12
description Este artigo tem por objetivo avaliar o impacto de longo-prazo de mudanças na política fiscal e na distribuição funcional da renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva num contexto em que o endividamento público é elevado, de tal forma que o prêmio de risco pago pelo governo aos capitalistas/rentistas é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Para tanto, apresenta-se um modelo macrodinâmico de inspiração pós-keynesiana no qual (I) os capitalistas obtêm renda tanto na forma de lucros obtidos a partir da utilização produtiva do estoque de capital existente, como na forma de juros derivados da aquisição de títulos do governo; e (II) a taxa de retorno (requerida) dos títulos do governo é uma função crescente do grau de endividamento do setor público. Nesse contexto demonstra-se que a economia não responde linearmente a choques fiscais, de modo que uma política fiscal expansionista poderá ter efeitos positivos ou negativos sobre o nível de atividade, dependendo da região de acumulação de capital que a economia se encontre. Demonstra-se também que o efeito de uma mudança na distribuição de renda sobre o grau de utilização da capacidade produtiva (e o ritmo de acumulação de capital) depende do regime de endividamento no qual a economia esteja operando. Se a economia estiver operando num regime de elevado endividamento do setor público, então um aumento da participação dos lucros na renda poderá resultar num aumento do grau de utilização da capacidade produtiva, caracterizando assim um regime de acumulação do tipo profit-led.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/10894
10.22456/2176-5456.10894
url https://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/10894
identifier_str_mv 10.22456/2176-5456.10894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/10894/6474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Análise Econômica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Análise Econômica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Análise Econômica; Vol. 26 No. 49 (2008): março de 2008
Análise Econômica; v. 26 n. 49 (2008): março de 2008
2176-5456
0102-9924
reponame:Análise Econômica (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Análise Econômica (Online)
collection Análise Econômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Análise Econômica (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rae@ufrgs.br
_version_ 1799766266594983936