Efeitos negativos do “choque de gestão” na remuneração de professores em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/57971 |
Resumo: | Este artigo analisa o financiamento e a remuneração da rede pública estadual de Minas Gerais. Focaliza a reforma da administração governamental e os efeitos do programa denominado “choque de gestão” na aplicação dos recursos para a educação e para a remuneração do magistério e analisa a limitação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal. A metodologia utilizada consistiu na análise dos dados orçamentários e dos relatórios do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O trabalho constitui parte da pesquisa “Remuneração de Professores da educação básica pública: configurações, impactos, impasses e perspectivas” realizada para o Observatório da Educação. A pesquisa constatou a diminuição de recursos financeiros para a educação em Minas Gerais e a não implantação do piso salarial profissional nacional para os professores da rede estadual de educação básica |
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Efeitos negativos do “choque de gestão” na remuneração de professores em Minas GeraisFinanciamento da educaçãopolítica educacionalpiso salarial profissional nacionalEste artigo analisa o financiamento e a remuneração da rede pública estadual de Minas Gerais. Focaliza a reforma da administração governamental e os efeitos do programa denominado “choque de gestão” na aplicação dos recursos para a educação e para a remuneração do magistério e analisa a limitação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal. A metodologia utilizada consistiu na análise dos dados orçamentários e dos relatórios do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O trabalho constitui parte da pesquisa “Remuneração de Professores da educação básica pública: configurações, impactos, impasses e perspectivas” realizada para o Observatório da Educação. A pesquisa constatou a diminuição de recursos financeiros para a educação em Minas Gerais e a não implantação do piso salarial profissional nacional para os professores da rede estadual de educação básicaAssociação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/57971FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 3 (2013)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; Vol. 3 (2013)FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação; v. 3 (2013)2236-5907reponame:FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/57971/34659Brito, Vera Lúcia Ferreira Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-19T14:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/57971Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/oairevista.fineduca@gmail.com || jacominimarcia@gmail.com10.22491/fineduca-2236-59072236-59072236-5907opendoar:2016-09-19T14:31:36FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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