Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/106956 |
Resumo: | Este estudo aborda a questão da seleção de pessoas em organizações públicas realizada por meio de concurso público. Tomando como objeto de estudo a seleção de assistentes administrativos realizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2011, o estudo faz uso da teoria sobre aprendizagem para responder a seguinte pergunta de pesquisa: “O concurso público para assistentes administrativos selecionou as pessoas com o perfil e os conhecimentos necessários para o exercício da função?”. Outras questões abordadas foram que outros conteúdos, além dos mensurados pelo instrumento de seleção, poderiam ter sido considerados. Com a ferramenta Inventário de Estilos de Aprendizagem, criada por David Kolb, foi possível diagnosticar o perfil dos candidatos aprovados, podendo então concluir sobre os impactos para a organização do uso desse método de seleção. |
id |
UFRGS-2_002301991f5ebcde54eebca7537627c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106956 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Pedro Santos Coelho deCosta, Silvia Generali da2014-11-15T02:15:37Z2013http://hdl.handle.net/10183/106956000918524Este estudo aborda a questão da seleção de pessoas em organizações públicas realizada por meio de concurso público. Tomando como objeto de estudo a seleção de assistentes administrativos realizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2011, o estudo faz uso da teoria sobre aprendizagem para responder a seguinte pergunta de pesquisa: “O concurso público para assistentes administrativos selecionou as pessoas com o perfil e os conhecimentos necessários para o exercício da função?”. Outras questões abordadas foram que outros conteúdos, além dos mensurados pelo instrumento de seleção, poderiam ter sido considerados. Com a ferramenta Inventário de Estilos de Aprendizagem, criada por David Kolb, foi possível diagnosticar o perfil dos candidatos aprovados, podendo então concluir sobre os impactos para a organização do uso desse método de seleção.This study approaches the question of the selection of workers in a public organization through exams. The study’s object is the selection of administrative assistants by the City of Porto Alegre in 2011, the study uses the theory about learning to answer the following question: The selection process of the City of Porto Alegre selected workers with the necessaries profiles and knowledges for the job? Another question approached is what others knowledges, beyond the already measured by the selective process, could be measured for selection’s purposes. With the Learning Styles Inventory, developed by David Kolb, was possible diagnose the profile of the selected workers, so concluding about the impact in the organization when utilizing this selection process.application/pdfporConcurso públicoProcesso seletivoAprendizagemLearning style inventorySelectionPublic administrationCity of Porto AlegreAvaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918524.pdf000918524.pdfTexto completoapplication/pdf4331459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106956/1/000918524.pdf7fce34fb86b006b01f4ab67c5f410fddMD51TEXT000918524.pdf.txt000918524.pdf.txtExtracted Texttext/plain126211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106956/2/000918524.pdf.txt8b3e3d185fb85715343bc3a70c99a3ecMD52THUMBNAIL000918524.pdf.jpg000918524.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106956/3/000918524.pdf.jpg75a77c740e4933c7ad40addb4f3782a5MD5310183/1069562018-10-22 07:55:10.057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106956Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:55:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
title |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
spellingShingle |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre Souza, Pedro Santos Coelho de Concurso público Processo seletivo Aprendizagem Learning style inventory Selection Public administration City of Porto Alegre |
title_short |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
title_full |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
title_fullStr |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
title_sort |
Avaliação da ferramenta concurso público como processo seletivo : a seleção de assistentes administrativos no município de Porto Alegre |
author |
Souza, Pedro Santos Coelho de |
author_facet |
Souza, Pedro Santos Coelho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Pedro Santos Coelho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
contributor_str_mv |
Costa, Silvia Generali da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concurso público Processo seletivo Aprendizagem |
topic |
Concurso público Processo seletivo Aprendizagem Learning style inventory Selection Public administration City of Porto Alegre |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning style inventory Selection Public administration City of Porto Alegre |
description |
Este estudo aborda a questão da seleção de pessoas em organizações públicas realizada por meio de concurso público. Tomando como objeto de estudo a seleção de assistentes administrativos realizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2011, o estudo faz uso da teoria sobre aprendizagem para responder a seguinte pergunta de pesquisa: “O concurso público para assistentes administrativos selecionou as pessoas com o perfil e os conhecimentos necessários para o exercício da função?”. Outras questões abordadas foram que outros conteúdos, além dos mensurados pelo instrumento de seleção, poderiam ter sido considerados. Com a ferramenta Inventário de Estilos de Aprendizagem, criada por David Kolb, foi possível diagnosticar o perfil dos candidatos aprovados, podendo então concluir sobre os impactos para a organização do uso desse método de seleção. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-15T02:15:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/106956 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918524 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/106956 |
identifier_str_mv |
000918524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106956/1/000918524.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106956/2/000918524.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106956/3/000918524.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fce34fb86b006b01f4ab67c5f410fdd 8b3e3d185fb85715343bc3a70c99a3ec 75a77c740e4933c7ad40addb4f3782a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224474577600512 |