Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18141 |
Resumo: | Com a demanda crescente da sociedade atual por tempo livre e o avanço da tecnologia, especialmente com o advento da internet, serviços necessários que demandam considerável tempo de execução têm surgido sob novas formas, mais práticas e convenientes. O internet banking é um deles, e se tem observado sua adoção crescer significativamente no Brasil. No entanto, apesar dos benefícios, parte da população se mostra resistente ao seu uso. O presente estudo se propõe a analisar, através de entrevistas em profundidade com potenciais usuários de internet banking em Porto Alegre que não utilizam este serviço, quais os principais motivos para esta decisão. Procurou-se levar em consideração, além dos fatores iniciais mencionados pelos entrevistados, diversos outros fatores possivelmente relacionados que foram também abordados nas entrevistas. Foi concluído que, dentre os entrevistados, houveram motivos diversos para esta resistência; porém, alguns deles se destacaram: pouca familiaridade com a funcionalidade da internet, falta de informações a respeito do internet banking, falta de informações a respeito das ameaças de segurança que cercam este serviço e falta de medidas preventivas suficientes por parte dos usuários. Outros fatores também se mostraram presentes, como aversão pessoal a riscos e falta de interesse no assunto. Os fatores desconfiança nos bancos e prontidão para a adoção de tecnologia não se mostraram relevantes dentro da amostra estudada. Por fim, verificou-se que a percepção da amostra é de que o internet banking possui diversos benefícios, mas que os bancos não procuram estimular seu uso, nem são eficientes no fornecimento de informações a respeito. Sugeriu-se, então, que os bancos invistam nestes aspectos, uma vez que o aumento do uso desta plataforma é de seu interesse. |
id |
UFRGS-2_0061b413d1132859f72dd40e9ec1af43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18141 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bruel, Bruno ClossNique, Walter Meucci2010-01-06T04:16:16Z2009http://hdl.handle.net/10183/18141000712651Com a demanda crescente da sociedade atual por tempo livre e o avanço da tecnologia, especialmente com o advento da internet, serviços necessários que demandam considerável tempo de execução têm surgido sob novas formas, mais práticas e convenientes. O internet banking é um deles, e se tem observado sua adoção crescer significativamente no Brasil. No entanto, apesar dos benefícios, parte da população se mostra resistente ao seu uso. O presente estudo se propõe a analisar, através de entrevistas em profundidade com potenciais usuários de internet banking em Porto Alegre que não utilizam este serviço, quais os principais motivos para esta decisão. Procurou-se levar em consideração, além dos fatores iniciais mencionados pelos entrevistados, diversos outros fatores possivelmente relacionados que foram também abordados nas entrevistas. Foi concluído que, dentre os entrevistados, houveram motivos diversos para esta resistência; porém, alguns deles se destacaram: pouca familiaridade com a funcionalidade da internet, falta de informações a respeito do internet banking, falta de informações a respeito das ameaças de segurança que cercam este serviço e falta de medidas preventivas suficientes por parte dos usuários. Outros fatores também se mostraram presentes, como aversão pessoal a riscos e falta de interesse no assunto. Os fatores desconfiança nos bancos e prontidão para a adoção de tecnologia não se mostraram relevantes dentro da amostra estudada. Por fim, verificou-se que a percepção da amostra é de que o internet banking possui diversos benefícios, mas que os bancos não procuram estimular seu uso, nem são eficientes no fornecimento de informações a respeito. Sugeriu-se, então, que os bancos invistam nestes aspectos, uma vez que o aumento do uso desta plataforma é de seu interesse.application/pdfporInternetComportamento do consumidorNegócio eletrônicoServiços de informaçãoAutomação bancáriaPrincipais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000712651.pdf000712651.pdfTexto completoapplication/pdf746995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18141/1/000712651.pdfee1335d83516a947331e904be880bb68MD51TEXT000712651.pdf.txt000712651.pdf.txtExtracted Texttext/plain93465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18141/2/000712651.pdf.txt1df72df570df0504f41e90109ff606d1MD52THUMBNAIL000712651.pdf.jpg000712651.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18141/3/000712651.pdf.jpg85ddf2ca03029e8af6789690d38ef005MD5310183/181412018-10-09 09:02:10.536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:02:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
title |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
spellingShingle |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre Bruel, Bruno Closs Internet Comportamento do consumidor Negócio eletrônico Serviços de informação Automação bancária |
title_short |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
title_full |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
title_fullStr |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
title_sort |
Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre |
author |
Bruel, Bruno Closs |
author_facet |
Bruel, Bruno Closs |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruel, Bruno Closs |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Comportamento do consumidor Negócio eletrônico Serviços de informação Automação bancária |
topic |
Internet Comportamento do consumidor Negócio eletrônico Serviços de informação Automação bancária |
description |
Com a demanda crescente da sociedade atual por tempo livre e o avanço da tecnologia, especialmente com o advento da internet, serviços necessários que demandam considerável tempo de execução têm surgido sob novas formas, mais práticas e convenientes. O internet banking é um deles, e se tem observado sua adoção crescer significativamente no Brasil. No entanto, apesar dos benefícios, parte da população se mostra resistente ao seu uso. O presente estudo se propõe a analisar, através de entrevistas em profundidade com potenciais usuários de internet banking em Porto Alegre que não utilizam este serviço, quais os principais motivos para esta decisão. Procurou-se levar em consideração, além dos fatores iniciais mencionados pelos entrevistados, diversos outros fatores possivelmente relacionados que foram também abordados nas entrevistas. Foi concluído que, dentre os entrevistados, houveram motivos diversos para esta resistência; porém, alguns deles se destacaram: pouca familiaridade com a funcionalidade da internet, falta de informações a respeito do internet banking, falta de informações a respeito das ameaças de segurança que cercam este serviço e falta de medidas preventivas suficientes por parte dos usuários. Outros fatores também se mostraram presentes, como aversão pessoal a riscos e falta de interesse no assunto. Os fatores desconfiança nos bancos e prontidão para a adoção de tecnologia não se mostraram relevantes dentro da amostra estudada. Por fim, verificou-se que a percepção da amostra é de que o internet banking possui diversos benefícios, mas que os bancos não procuram estimular seu uso, nem são eficientes no fornecimento de informações a respeito. Sugeriu-se, então, que os bancos invistam nestes aspectos, uma vez que o aumento do uso desta plataforma é de seu interesse. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-06T04:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000712651 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18141 |
identifier_str_mv |
000712651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18141/1/000712651.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18141/2/000712651.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18141/3/000712651.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee1335d83516a947331e904be880bb68 1df72df570df0504f41e90109ff606d1 85ddf2ca03029e8af6789690d38ef005 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224388883775488 |