Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206668 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais. |
id |
UFRGS-2_006fc169c6cf2af570c9d32d10aa4395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206668 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miltzman, MauroDorneles, Beatriz Vargas2020-03-12T04:13:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/206668001092196O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais.application/pdfporAprendizagemInterdisciplinaridadeDocênciaAprendizagem : intersecções entre quatro ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092196.pdf.txt001092196.pdf.txtExtracted Texttext/plain153908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/2/001092196.pdf.txt00bed7fa47e7e01f8a29c8e719e330b9MD52ORIGINAL001092196.pdfTexto completoapplication/pdf972868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/1/001092196.pdf3fe92e709b33cd16c062dc0d3b7d9364MD5110183/2066682020-03-14 04:17:16.041226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-14T07:17:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
title |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
spellingShingle |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências Miltzman, Mauro Aprendizagem Interdisciplinaridade Docência |
title_short |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
title_full |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
title_fullStr |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
title_sort |
Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências |
author |
Miltzman, Mauro |
author_facet |
Miltzman, Mauro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miltzman, Mauro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorneles, Beatriz Vargas |
contributor_str_mv |
Dorneles, Beatriz Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Interdisciplinaridade Docência |
topic |
Aprendizagem Interdisciplinaridade Docência |
description |
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206668 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092196 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206668 |
identifier_str_mv |
001092196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/2/001092196.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/1/001092196.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00bed7fa47e7e01f8a29c8e719e330b9 3fe92e709b33cd16c062dc0d3b7d9364 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263654182912 |