Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miltzman, Mauro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206668
Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais.
id UFRGS-2_006fc169c6cf2af570c9d32d10aa4395
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206668
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Miltzman, MauroDorneles, Beatriz Vargas2020-03-12T04:13:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/206668001092196O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais.application/pdfporAprendizagemInterdisciplinaridadeDocênciaAprendizagem : intersecções entre quatro ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092196.pdf.txt001092196.pdf.txtExtracted Texttext/plain153908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/2/001092196.pdf.txt00bed7fa47e7e01f8a29c8e719e330b9MD52ORIGINAL001092196.pdfTexto completoapplication/pdf972868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/1/001092196.pdf3fe92e709b33cd16c062dc0d3b7d9364MD5110183/2066682020-03-14 04:17:16.041226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-14T07:17:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
title Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
spellingShingle Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
Miltzman, Mauro
Aprendizagem
Interdisciplinaridade
Docência
title_short Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
title_full Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
title_fullStr Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
title_full_unstemmed Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
title_sort Aprendizagem : intersecções entre quatro ciências
author Miltzman, Mauro
author_facet Miltzman, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miltzman, Mauro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorneles, Beatriz Vargas
contributor_str_mv Dorneles, Beatriz Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Interdisciplinaridade
Docência
topic Aprendizagem
Interdisciplinaridade
Docência
description O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão teórica, ilustrada com um perfil de estudante, que visa a compreensão multidisciplinar dos processos que envolvem a aprendizagem, constituindo-se em uma possível ferramenta teórica para o auxílio dos professores. Partindo da premissa de que existem diversas ciências que estudam tal processo e não dialogam entre si, o estudo foi feito em duas etapas. Em um primeiro momento, realizamos um resgate teórico de quatro ciências selecionadas: as Psicologias Pedagógicas, tendo como enfoque as contribuições da Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky; as Ciências Sociais, nos baseando na obra “Sucesso Escolar nos Meios Populares” de Lahire (1995); a Neurociência, tendo respaldo no livro de Cosenza e Guerra (2011), “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”; a Pedagogia e o triângulo pedagógico de Houssaye (1988). Tendo como pergunta geradora “quais seriam as intersecções e os eixos comuns entre estes quatro campos investigativos”, a segunda etapa constituiu-se na elaboração do perfil, no sentido de Lahire, de uma aluna. Este perfil foi construído através de um conjunto de sete entrevistas semiestruturadas com professores da aluna assim como uma entrevista semiestruturada com o pai da criança. Ao finalizar as partes teórica e prática, analisamos o desempenho escolar da educanda, criando ligações entre os campos analisados. Conclui-se que a aprendizagem e o conhecimento se dão a partir das experiências e das vivências, sendo este trabalho também resultado de minha trajetória ao longo do curso: entender o aprendizado é relacioná-lo às vivências individuais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206668
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092196
url http://hdl.handle.net/10183/206668
identifier_str_mv 001092196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/2/001092196.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206668/1/001092196.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00bed7fa47e7e01f8a29c8e719e330b9
3fe92e709b33cd16c062dc0d3b7d9364
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447263654182912