O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marilia Patta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Xerxenevsky, Lauren Lewis, Saraiva, Mateus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257180
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil -Prova Brasil -e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam desituação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.
id UFRGS-2_00c38c9d2a94f04957cbcd6c2889202b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257180
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramos, Marilia PattaXerxenevsky, Lauren LewisSaraiva, Mateus2023-04-19T03:24:43Z20232318-1338http://hdl.handle.net/10183/257180001165993O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil -Prova Brasil -e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam desituação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.The present study aims to evaluate the correlation between performance in proficiency tests in Brazil -Prova Brasil -and four dimensions of schools: institutional management, physical space, organization and work environment, and pedagogical and evaluation practices. The results of the self-assessment policy carried out in Rio Grande do Sul were correlated with the average score of the schools in the Prova Brasil, both in 2013, for the proficiency tests in Portuguese and mathematics for the 5th and 9th grades in the schools of the Public State Network of Rio Grande do Sul. For the analyzed dimensions, a scale was constructed by aggregating the responses of indicators corresponding to each dimension, which vary from a critical situation to an ideal situation, on a scale of 1 to 5. Using the analysis of variance technique, it was found that It is known that there is a statistically significant tendency for the best performances to coincide with the best institutional self-evaluations, but the only dimension in which this tendency occurred in both grades and in the two curricular components of the subjects surveyed was in the dimension on pedagogical practices and assessment.application/pdfporRegae : revista de gestão e avaliação educacional. Santa Maria, RS. Vol. 12, n. 21 (2023), e74095, p. 1-16AprendizadoProficiênciaAvaliaçãoEscolaAvaliação institucionalRio Grande do Sul : Aspectos sociaisParticipatory self-assessmentSchool learningInstitutional evaluationAnalysis of varianceO efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucionalThe school effect on the performance of students from Rio Grande do Sul : an analysis based on institutional self assessmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165993.pdf.txt001165993.pdf.txtExtracted Texttext/plain49531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257180/2/001165993.pdf.txt9697c167a09802b3deac81ae1b1670f1MD52ORIGINAL001165993.pdfTexto completoapplication/pdf391028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257180/1/001165993.pdfdd6223ed688a2f4716454224997eef1aMD5110183/2571802023-04-21 03:23:13.680989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257180Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-21T06:23:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The school effect on the performance of students from Rio Grande do Sul : an analysis based on institutional self assessment
title O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
spellingShingle O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
Ramos, Marilia Patta
Aprendizado
Proficiência
Avaliação
Escola
Avaliação institucional
Rio Grande do Sul : Aspectos sociais
Participatory self-assessment
School learning
Institutional evaluation
Analysis of variance
title_short O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
title_full O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
title_fullStr O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
title_full_unstemmed O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
title_sort O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos : uma análise a partir da autoavaliação institucional
author Ramos, Marilia Patta
author_facet Ramos, Marilia Patta
Xerxenevsky, Lauren Lewis
Saraiva, Mateus
author_role author
author2 Xerxenevsky, Lauren Lewis
Saraiva, Mateus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marilia Patta
Xerxenevsky, Lauren Lewis
Saraiva, Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado
Proficiência
Avaliação
Escola
Avaliação institucional
Rio Grande do Sul : Aspectos sociais
topic Aprendizado
Proficiência
Avaliação
Escola
Avaliação institucional
Rio Grande do Sul : Aspectos sociais
Participatory self-assessment
School learning
Institutional evaluation
Analysis of variance
dc.subject.eng.fl_str_mv Participatory self-assessment
School learning
Institutional evaluation
Analysis of variance
description O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil -Prova Brasil -e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam desituação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:24:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257180
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-1338
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165993
identifier_str_mv 2318-1338
001165993
url http://hdl.handle.net/10183/257180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Regae : revista de gestão e avaliação educacional. Santa Maria, RS. Vol. 12, n. 21 (2023), e74095, p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257180/2/001165993.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257180/1/001165993.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9697c167a09802b3deac81ae1b1670f1
dd6223ed688a2f4716454224997eef1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225086559059968